☑︎ última atualização: junho 2020

Hoje, o Fiverr é provavelmente o maior mercado para serviços online do mundo (inclusive em Portugal e no Brasil). No entanto, você pode ter ouvido falar de algumas pessoas que não estão satisfeitas com suas experiências nesta plataforma.

Parece um paradoxo:

– apesar de ser o destino mais popular para serviços de freelancing, o Fiverr de fato não é pra todo mundo.

Para aproveitar ao máximo esta plataforma, há algumas coisas que você deve saber – não importa se você quer comprar ou vender.

Neste guia, nós juntamos todas as nossas pesquisas e experiências com o Fiverr (nós o usamos desde 2012) para ajudar a responder às perguntas mais importantes:

  • 🦄No que o Fiverr é diferente de outras plataformas?
  • 🛒O Fiverr é bom para compradores e em quais casos?
  • 💵Enquanto freelancer, você deve escolher o Fiverr?
  • 😎Qual é a maior vantagem da plataforma?

Uma dica sobre esta última – não, não é o preço!

Mais ao final deste guia, nós também vamos compartilhar um código de cupom com um desconto de 10% na sua primeira compra com o Fiverr (caso você decida experimentá-lo esta plataforma).

… Ah, e mais uma coisinha antes de começamos: “Fiverr” se soletra com dois “r” (por nenhum motivo específico além do capricho dos fundadores), mas se você buscou por fiverrr ou fiver ou mesmo fivver para chegar aqui, fique tranquilo que estamos falando da mesma empresa.

Certo, então vamos começar:

O Que É Fiverr? Principais Diferenças vs. Outras Plataformas

Como já indicamos, o Fiverr não é um mercado qualquer para freelancers. Então, para usá-lo eficazmente, nós antes devemos ver como ele funciona e porque ele é diferente.

Como aquecimento, dê uma olhada nestes fatos que ilustram o tamanho e o escopo reais da plataforma do Fiverr:

Fiverr fatos

De fato, muito impressionante! O mais interessante é que o Fiverr conseguiu chegar a este tamanho graças a apenas três ideias. Em retrospecto, elas parecem óbvias, mas eram bastante únicas em 2010:

  • “Serviço enquanto produto” – uma nova abordagem na padronização de serviços de freelancing, incluindo o preço, o escopo e a duração do trabalho. Os compradores se apaixonaram imediatamente pela maneira como o Fiverr facilitava suas vidas.
  • A padronização permitiu mudar para o modelo no qual o trabalho vai aos freelancers, e não o contrário. Em outras palavras, os compradores são encorajados a encontrar o que precisam explorando o vasto catálogo do Fiverr com a ajuda de filtros sofisticados.
  • Além disso, praticamente não há limites para os tipos de serviços que podem ser oferecidos através da plataforma – de desenhar um logo e escrever um e-book, a gravar seu texto na voz de Donald Trump – desde que seja legal e possa ser entregue online, você encontrará no Fiverr.

Tudo isso ajudou o Fiverr a oferecer preços imbatíveis – na verdade, o próprio nome da plataforma vem do fato de que todos os serviços costumavam custar exatamente USD 5,00 durante os primeiros anos de sua existência:

Fiverr beta

A primeira versão do Fiverr (2010). Fonte: archive.org

É claro que, realisticamente, não dá pra precificar todos os serviços imagináveis por USD 5,00 e esperar uma qualidade decente – então, ao longo dos anos, o Fiverr evoluiu:

  • A exigência de USD 5,00 foi relaxada para abrir espaço para ofertas melhores e mais diversas. Os freelancers agora podem cobrar mais por serviços mais completos, mas a eficiência e os preços baixos ainda são uma prioridade.
  • Indo ainda mais longe, o Fiverr Pro foi introduzido como uma coleção dos melhores freelancers, escolhidos a mão e verificados previamente pela equipe do Fiverr (mais sobre isso – na próxima seção).

Apesar de tudo isso, os princípios básicos do Fiverr que mencionamos antes permanecem os mesmos até hoje – padronização dos serviços, incentivo a descoberta de freelancers pelo comprador e manutenção de uma enorme variedade.

Você já consegue adivinhar como isso afeta os compradores, certo?

Como COMPRAR no Fiverr

(Psiu!… se você é freelancer e só quer oferecer serviços no Fiverr, fique à vontade para pular direto para a parte sobre vendedores)

Provavelmente, a principal preocupação de qualquer novo comprador no Fiverr será a possibilidade de receber resultados de má qualidade pelo que pagou.

Vamos dar uma olhada nas táticas para minimizar este risco.

Em particular, vamos focar no processo padrão do Fiverr (= “serviço enquanto produto”) que foi descrito na seção anterior. Primeiro de tudo, a pesquisa:

1. Use bem os filtros

Se você precisa de um serviço relativamente comum – como escrever um artigo ou desenhar um logo – você pode simplesmente começar com as categorias pré estabelecidas na barra que fica na parte superior da página inicial (1a);

… se, no entanto, as categorias na barra são muito genéricas para você – em outras palavras, se você precisa de algo mais específico ou exótico – a caixa de busca ao lado do logo é o lugar perfeito para começar (1b).

De qualquer forma, em ambos os cenários você geralmente encontrará uma lista enorme com milhares de fornecedores de serviços disponíveis, ordenados por “relevância”:

Fiverr search

Parece um critério de classificação bastante vago, você não acha? 🤔 Vamos ver se conseguimos melhorar isso.

A fim de processar essa quantidade de pessoas ansiosas para te prestar um serviço, nós usaremos os filtros que ficam acima do quadro de resultados para restringir a busca a um número de opções mais razoável:

  • O filtro mais importante é o “Service Options” (opções de serviço, 2a): ele mostra especializações e extras disponíveis para o seu tipo de projeto. Por exemplo, se nós buscamos por “escrever um artigo” o filtro de opções de serviço conterá coisas como o tipo de texto, o idioma e o tom da escrita. Mesmo sozinho, o filtro Service Options pode te ajudar a reduzir seus resultados em até 10 vezes.
  • O segundo filtro mais útil é o “Seller Details” (detalhes do vendedor, 2b), porque ele te permite escolher o nível do vendedor. Há quatro patamares na hierarquia de vendedores do Fiverr: Níveis 1 e 2, Top Rated e todo o resto (vendedores novos e inativos). Chegar a um patamar mais alto requere boas avaliações e qualidade consistente, então estes vendedores também costumam cobrar mais por seus serviços. Para os melhores resultados, nós recomendamos, a princípio, focar no nível 2 – isso deve te fornecer opções suficientes de alta qualidade.
  • Nós recomendamos deixar o filtro de “Budget” (orçamento, 2c) vazio para evitar limitar suas escolhas cedo demais – a menos, é claro, que você esteja especificamente procurando as opções mais baratas possíveis. Neste caso, minimizar os riscos de um trabalho ruim não é muito compatível com a sua estratégia…
  • O filtro “Delivery Time” (tempo de entrega, 2d) pode ser útil se você precisa que o serviço seja entregue o mais rapidamente possível. Novamente, espere encontrar preços mais altos para opções de 24 horas ou três dias!

2. Não compare preços nos resultados da busca

Embora uma das premissas do Fiverr seja padronizar os serviços, é impossível deixar tudo totalmente idêntico. Os vendedores ainda são livres para definir exatamente o que está incluído em suas ofertas. Para complicar ainda mais, a própria oferta pode consistir de dois ou três pacotes diferentes:

Por exemplo, um freelancer que oferece para escrever um post de blog pode cobrar um preço para um tamanho específico de texto (digamos, 300 palavras), mas também incluir diversos extras na mesma oferta, como um texto mais longo de 500 palavras por um preço mais alto.

Mas eis o problema: os resultados da busca que discutimos na dica anterior só te mostrarão um único preço. De onde ele vem?, você pode estar se perguntando.

Fiverr prices

Sim, é o preço do pacote básico (= mais barato) de qualquer oferta em particular.

Esta situação cria dois problemas: primeiro, o pacote básico pode não ser o que você precisa; e segundo, cada oferta terá um pacote básico diferente!

Conclusão: ignore os preços nos resultados da busca. Ao invés disso, leia cuidadosamente 5-10 ofertas da lista que você obtiver depois de aplicar todos os filtros (veja a dica #1).

Agora estamos prontos para fazer um pedido?

Calma aí, tem mais uma coisa que recomendamos fazer antes que você saia torrando seu dinheiro:

3. Contate o vendedor de antemão

Escolha duas ou três ofertas que pareçam promissoras e envie uma mensagem personalizada a cada um dos vendedores. Descreva seu projeto em poucas palavras e faça algumas perguntas.

Observe a velocidade de resposta dos vendedores. As respostas são relevantes e proficientes?

Aliás, mesmo que você não tenha perguntas de verdade no momento, invente algo – a maneira como um vendedor lida com suas perguntas te dirá muito mais sobre ele do que a resposta padrão que você provavelmente receberá se não perguntar nada.

Além disso, se você realmente quer receber um bom serviço pelo seu dinheiro, nós não recomendamos que você negocie preços a menos que seja absolutamente necessário:

  • Em primeiro lugar, o Fiverr já é tão barato quanto possível quando o assunto são serviços de freelancing. Existe um limite inferior de quanto as pessoas estão dispostas a receber pelo seu tempo, e graças à sua intensa competição, o Fiverr chega bem perto desse limite.
  • E segundo, a maioria dos vendedores já otimiza muito seu fluxo de trabalho para conseguir oferecer preços competitivos, então se você pedir descontos, eles serão motivados a cortar caminho e gastar o mínimo de tempo possível no seu pedido – o que é totalmente compreensível, da perspectiva deles.

A maioria dos vendedores do Fiverr não é preguiçosa ou gananciosa – no entanto, a lógica sugere que você tem uma probabilidade maior de obter resultados inferiores se tentar empurrar os preços para baixo

… sem contar que essa estratégia dificilmente favorecerá a atitude do vendedor com relação a você e seu projeto. 🤷

Em vez disso, coloque-se no lugar do vendedor por um momento e respeite seu trabalho duro. O Fiverr já garante que as ofertas sejam o mais competitivas possível.

De qualquer forma, quando você receber respostas às suas mensagens introdutórias, deve ser fácil o suficiente tomar a decisão final. Depois disso, é só uma questão de criar um pedido, depositar os fundos e esperar os resultados.

Falando em resultados:

4. Não hesite em pedir revisões

A maioria das ofertas do Fiverr inclui a possibilidade de se realizar pelo menos uma ou duas revisões – mas mesmo que isso não seja explicitamente mencionado nos detalhes da oferta ou nas descrições do pacote, qualquer bom vendedor concordará em fazer mudanças razoáveis se você simplesmente pedir.

Ao requisitar revisões, seja amigável e lembre-se que alguns dos problemas podem muito bem ter sido causados pelo fato de que sua descrição inicial da tarefa não foi clara o suficiente!

(Se você decidir sim pedir por algo que simplesmente esqueceu de incluir na tarefa original, não deixe de incluir um pequeno bônus pelo trabalho extra.)

… E sim, todo mundo sabe que é educado agradecer, mas só pra garantir:

Se o vendedor foi particularmente prestativo ou exceder suas expectativas, mostre sua apreciação deixando uma avaliação positiva e um bônus.

Isso é especialmente importante se você está planejando trabalhar com o mesmo freelancer no futuro – o que discutiremos com mais detalhes a seguir.

5. Seja estratégico e invista nos relacionamentos

“Mas eu só quero usar o Fiverr pra uma coisinha!” – você pode dizer.

Verdade, esta pode ser a única vez na sua vida que você vai precisar de serviços digitais de um freelancer… Isso soou pouco realista? Porque provavelmente é mesmo!

Uma vez que você se acostumar com a simplicidade e a enorme gama de escolhas do Fiverr, existe uma boa chance de você descobrir que quer delegar mais trabalho através desta plataforma. 🚀

Então, seja você alguém que já tem uma lista existente de projetos ou alguém que está apenas procurando realizar uma única tarefa hoje, vale à pena abordar o Fiverr estrategicamente:

  • Comece com um projeto pequeno para testar as dicas acima e encontrar um freelancer que atenda às suas exigências. Uma vez que você estiver confortável usando o Fiverr, é hora de aumentar o volume e passar para projetos mais sérios!
  • Salve suas ofertas preferidas usando o ícone de coração; quando você tiver mais de cinco ou seis favoritos, pode ser uma boa ideia organizá-los em diversas listas na seção “Saved” da sua conta (menu superior direito, ao lado da sua foto de perfil).
  • Sempre deixe avaliações e notas, e tente resolver quaisquer disputas diretamente com o vendedor antes de deixar uma avaliação negativa.

Aliás, você sabia que os vendedores também podem deixar avaliações e notas sobre os compradores? Isso significa que, assim como na vida real, toda interação conta.

Em outras palavras, ser educado, paciente e adequado enquanto comprador ajuda você a melhorar os relacionamentos com vendedores atuais e futuros. E isso só terá reflexos positivos na qualidade do trabalho que você vai receber!

Complete Seus Projetos com o Fiverr ›

Certo, e se você decidir postar um pedido público de trabalho enquanto comprador, em vez de procurar freelancers você mesmo? Alguns métodos adicionais para seu arsenal:

  • Use uma palavra secreta na postagem do seu trabalho para descartar ofertas desleixadas ou padronizadas: simplesmente peça que os candidatos adicionem uma palavra específica (como “absolutamente” ou “genial”) em qualquer lugar da resposta.
  • Estabeleça um preço realista que não seja baixo demais. Isso indicará que você é um comprador sério e, portanto, atrairá vendedores melhores. De qualquer forma, cada vendedor pode dar o próprio lance no seu projeto, o que garante que você verá algumas variações tanto acima quanto abaixo do valor inicial.
  • Ignore e-mails automáticos com as “melhores ofertas” para o seu trabalho – estes candidatos parecem ser escolhidos aleatoriamente, com base principalmente na velocidade com que respondem à sua postagem. Confie no seu julgamento, e não nos algoritmos!

Quando você tiver recebido ofertas suficientes para seu trabalho, é só uma questão de seguir a mesma tática que discutimos acima.

***

E se você quiser maximizar ainda mais suas chances de receber um serviço de alta qualidade? Há mais uma opção que devemos mencionar:

Fiverr Pro – Vale à Pena?

Lembra que falamos sobre os níveis de vendedores antes? Na verdade, o Fiverr tem mais um patamar que ainda não explicamos – ele se chama Fiverr Pro.

Para se tornar um “Pro”, o vendedor precisa enviar uma aplicação especial à equipe do Fiverr, juntamente com um portfólio de trabalhos anteriores. Todas as aplicações são avaliadas manualmente e só os melhores 1% são aprovados no processo.

Fiverr Pro

Então, de certa forma, o Fiverr Pro é bem parecido com o nível de vendedor Top Rated – mas ainda mais exclusivo.

Mas e os preços? “Pro” sempre parece uma coisa cara… faz sentindo escolher o Fiverr Pro quando já existem filtros para selecionar níveis de vendedores disponíveis na busca padrão do Fiverr?

É verdade, os serviços Pro tendem a ser entre duas a quatro vezes mais caros que as ofertas não Pro nas mesmas categorias, então elas não chegam a ser muito mais baratas do que o que você encontraria em plataformas mais tradicionais como o Upwork.

Mas tem o seguinte:

O Fiverr Pro não é uma plataforma separada: mesmo mercado, mesma conta de usuário, mesmo tudo – é só mais um patamar no sistema de classificação de vendedores do Fiverr (o mais alto de todos).

Para reforçar este ponto, tem até um botão especial para mostrar apenas ofertas Pro quando você está usando a busca padrão do Fiverr!

Isso nos leva à maior vantagem do Fiverr enquanto plataforma de freelancing:

No Fiverr, você tem a variedade definitiva. Precisa de algo rápido e barato? Sem problemas. Buscando algo sem risco, com uma execução de alta qualidade? Tem também!

Em outras palavras, você pode misturar e combinar de acordo com suas necessidades, escolhendo tanto o super barato quanto os melhores 1% – e tudo o que houver entre esses dois extremos. Qual outra plataforma consegue ostentar este grau de flexibilidade?

E falando em porcentagens –

BÔNUS: Cupom de 10% de Desconto no Fiverr

Independentemente de você decidir experimentar o Fiverr ou não, é bom saber que existe uma maneira de deixar seu primeiro pedido 10% mais barato, não é verdade?

Veja que a palavra-chave aqui é “primeiro” – enfatizando: o código de cupom a seguir só funciona em contas novas de comprador:

  1. Clique no botão vermelho abaixo para visitar o Fiverr; para sua conveniência, o site será aberto em uma nova aba:

    -10% no Primeiro Pedido com o Fiverr

  2. Navegue para a oferta que você quer comprar, escolha o pacote desejado e clique no botão verde “Continue” (se você leu nossas dicas acima, você já entrou em contato com vendedor 🤓).
  3. Na página seguinte, escolha os extras que você precisa e clique no botão “Order Now” à direita (sim, o botão confunde um pouco – não se preocupe, você ainda não será cobrado).

    Fiverr coupon

  4. No resumo do pedido, do lado direito da tela, você vai ver a seção “Enter promo code”: clique nela e copie o seguinte código no campo:

    GIVINGA10
  5. Clique no botão cinza “Apply” e veja o total do seu pedido cair em 10%. Agora você pode finalizar o pedido com o novo preço descontado.

Nas seções anteriores do nosso guia, nós aprendemos a tirar o máximo proveito do Fiverr – agora, você também sabe o truque para reduzir seus custos!

***

Mas e o outro lado do mercado? O Fiverr ainda é lucrativo para os freelancers? Vamos descobrir:

Como VENDER no Fiverr

(Novamente, se você é um comprador de serviços de freelancing, esta parte pode não ser muito relevante para você – fique à vontade para pular direto pro resumo final!)

Como tudo na vida, abordar o mundo do freelancing de forma descuidada dificilmente te renderá bons resultados;

– isso pode ser especialmente verdade no caso do Fiverr, graças à intensa competição e regras estritas que governam esta plataforma.

Ainda assim, o Fiverr é possivelmente um dos melhores lugares para se começar a ganhar dinheiro de verdade online enquanto freelancer: seu foco em micro serviços te permite experimentar rapidamente e aperfeiçoar suas ofertas a cada dia, enquanto o sistema de patamares de vendedores garante que sua vida se tornar muito mais fácil quando você chegar a um certo nível de proficiência e acumular confiança na plataforma. 📈

É importante reforçar – isso não vai ser um passeio no parque e você vai ter que trabalhar ainda mais duro no começo; no entanto, uma renda mensal de USD 1.000-2.000 trabalhando em meio período pode valer muito à pena.

Com base na experiência pessoal de diversos vendedores bem sucedidos do Fiverr, nós juntamos as seguintes dicas para te ajudar em sua jornada até o topo da hierarquia de vendedores:

🔎 Encontre um nicho específico para começar: há milhares de freelancers no Fiverr oferecendo serviços de “design de logo” ou “escrita de artigo” – então evite ser genérico, pelo menos até que você seja um dos melhores vendedores!

💼 Crie um portfólio de ofertas: em vez de colocar todos os seus ovos em uma única cesta, crie o máximo de ofertas possível. Use o ritmo rápido do Fiverr a seu favor – substitua as ofertas menos populares com frequência, trocando-as por novas ideias para maximizar seu fluxo de negócios.

🎯 Acerte o título, imagem e descrição da sua oferta: inclua palavras-chave relevantes (mas evite o excesso) e certifique-se de usar imagens bonitas que se destacam das demais em termos de qualidade e atração.

💰 Compita em preço para criar um portfólio: classificações 5-estrelas e avaliações positivas são essenciais para sua visibilidade no Fiverr – para obter algumas o mais rapidamente possível, você pode tentar abaixar seus preços por um tempo, efetivamente investindo em seu portfólio futuro.

💌 Mostre a cada comprador que você se importa: até uma única avaliação ou nota ruim pode zerar sua corrida em direção aos patamares mais altos de vendedores. Trate cada comprador com respeito e faça o máximo para entregar trabalho de qualidade dentro do prazo (sim, parece óbvio, mas a quantidade de vendedores no Fiverr que não segue este conselho é surpreendente).

🚀 Faça mais do que o pedido de forma estratégica: às vezes é só uma questão de estabelecer as expectativas corretamente – em outras palavras, seus clientes ficarão mais felizes se você fizer uma promessa moderada e excedê-la, do que se você fizer declarações grandiosas e não entregar.

📊 Preste atenção nas suas métricas de vendedor! É difícil superestimar a importância da taxa de resposta e entrega dentro do prazo – os patamares de vendedores nos Níveis 1 e 2 são designados automaticamente através de algoritmos do Fiverr, com base especificamente nestas métricas.

🕗 Controle o estresse fazendo intervalos. No entanto, se você pretende sair de férias ou simplesmente dar um tempo, não se esqueça de ativar o modo “fora do escritório” na sua conta do Fiverr para evitar compradores frustrados fazendo fila na sua caixa de entrada.

📚 Faça cursos para ganhar confiança e aumentar a visibilidade do seu perfil. Você sabia que há uma biblioteca inteira de aulas profissionais no Fiverr que te permite ganhar badges e colocá-los no seu perfil de vendedor? Bem, agora você sabe.

Resumindo – pensar no longo prazo, ser original, entregar no prazo e exceder as expectativas do cliente podem ajudar até um freelancer novato a alcançar os patamares mais altos de vendedor no Fiverr.

E uma vez que você chegar ao Nível 2 (ou ainda melhor – se tornar um vendedor Top Rated ou Fiverr Pro), a plataforma pode facilmente se tornar sua fonte primária de renda.

Nosso Veredicto: Aproveitando o Fiverr ao Máximo

O Fiverr percorreu um longo caminho desde suas origens como uma coleção aleatória de serviços estranhos que as pessoas estavam dispostas a oferecer por USD 5,00. Em 2020, ele é um dos maiores mercados de freelancers online do mundo!

– Então, qual é a principal vantagem do Fiverr com relação a outras plataformas?

É sua impressionante gama de escolhas para qualquer orçamento! Enquanto comprador, você pode encontrar qualquer serviço imaginável no Fiverr, com preços que vão das barganhas mais baratas a ofertas premium.

– Quem deve usar este mercado para comprar serviços?

O Fiverr pode ser particularmente útil para quem precisa de um dos seguintes quando se trata de serviços de freelancing: flexibilidade, variedade, transparência e, é claro, conveniência.

– Qual é a melhor maneira de abordar o Fiverr enquanto comprador?

Faça um bom uso dos filtros, tenha cuidado ao comparar ofertas, contate os vendedores antes de fazer os pedidos, trate o outro lado com respeito e construa relacionamentos positivos e duradouros com os melhores freelancers.

(Se você decidir experimentar o Fiverr, não se esqueça do código de 10% de desconto para sua primeira compra – as instruções passo a passo estão disponíveis nesta parte do guia.)

– Por outro lado, como se destacar como um vendedor no Fiverr?

Seu objetivo deve ser chegar aos patamares mais altos de vendedores o mais rapidamente possível: crie um portfólio de ofertas direcionadas e certifique-se de que seu serviço seja consistentemente excepcional, enquanto suas métricas se mantêm saudáveis.

***

Ainda não sabe se o Fiverr é a plataforma certa para suas necessidades? Tem algo a adicionar à nossa análise? Quer compartilhar sua experiência no Fiverr? Vá para a seção de comentários abaixo!

Comente!