Qual É Meu Endereço IP?

Nossa ferramenta grátis de detecção de IP te ajudará a encontrar seu endereço IP público, assim como a localização do IP e outros detalhes

34.238.190.122
📑
clique para copiar
Carregando...

Localização do meu IP

País:
Estados Unidos da América
Cidade/região:
Praia da Virgínia
Fuso horário:
América / New_York
Carregando...

Outros detalhes

IPv6:
Not detected
Provedora:
Amazon.com, Inc.
Usando proxy:
Sim

Ainda tem dúvidas? Podemos concertar isso! 💡 Aqui estão algumas das coisas mais importantes que você precisa ententer a respeito de endereços IP:

O Que É Exatamente um Endereço IP?

IP (abreviação de “Internet Protocol”, ou “Protocolo de Internet” em português) é um identificador único designado a cada dispositivo que se conecta diretamente a uma rede (neste caso, a internet). Ele atua como um tipo de endereço pessoal para cada participante da rede.

Existem dois formatos principais de IP: a Versão 4 (IPv4) e a Versão 6 (IPv6). A primeira consiste de quatro números entre 1 e 256 separados por pontos, como 63.123.34.235.

O IPv6, mais avançado, é também mais longo e utiliza tanto números quanto letras, o que fica mais ou menos assim: 2015:ba7:0:1267:0:363:8:2.

Apesar de a maioria de seus endereços disponíveis já terem sido usados pela rede mundial de computadores, o IPv4 ainda é muito mais utilizado hoje do que o IPv6 – é por isso que nossa ferramenta foca especificamente neste formato de IP.

O Que São IPs Públicos e Privados?

Você já se perguntou como seu computador de fato se conecta à internet? Muitos componentes complexos estão envolvidos neste processo aparentemente trivial.

Primeiro, tem o roteador, que cria um sinal de Wi-Fi para seu computador ou tem um encaixe para inserir um cabo. O roteador envia seu sinal para sua provedora de internet. Simplificando,

seu IP público é o endereço IP único dentro do conjunto de endereços públicos (de toda a internet) que é designado ao seu roteador pela sua provedora.

Em contrapartida, um endereço de IP privado é designado dentro de uma rede local, como a rede criada por um roteador Wi-Fi. Este endereço não pode ser usado para identificar seu computador na internet.

Juntando tudo:

Cada dispositivo conectado à mesma rede Wi-Fi terá um IP privado único, mas o mesmo IP público (porque eles estão todos usando o mesmo roteador para se conectar à internet).

A essa altura você já pode ter adivinhado que nossa ferramenta só mostra seu endereço IP público, porque é impossível para um observador externo detectar o IP privado do seu dispositivo. 🕵️‍♀‍

“Onde” É a Localização do Meu IP?

Como você deve se lembrar da pergunta anterior, você obtém seu IP público da sua provedora. Este IP é retirado de um intervalo de endereços que são por sua vez designados à provedora pelas organizações internacionais que gerenciam o conjunto global de endereços IP.

Assim, dado seu endereço IP público, é possível deduzir sua localização física aproximada.

Isso é feito ao se escanear tabelas especiais que combinam os intervalos de IP com as provedoras. Tais tabelas são frequentemente atualizadas, mas ainda há a chance de um resultado defasado ou falso.

Como consequência, a localização calculada do seu IP será bem próxima da sua localização física na maioria dos casos – mas, às vezes, ela pode estar um pouco errada.

Nossa ferramenta usa as melhores bases de dados disponíveis para detectar a localização do IP, mas se seu resultado em particular não for 100% preciso, lembre-se que a internet é uma estrutura em evolução constante e que, às vezes, ela é rápida demais para acompanharmos com precisão. :)

Posso Mudar/Esconder Meu Endereço IP?

Mas é claro! Existem muitas maneiras de manipular seu endereço IP público para melhorar a privacidade e segurança da sua conexão de internet.

O método mais popular e fácil de se fazer isso é usando uma VPN (“Virtual Private Network” ou, em português, “Rede Virtual Privada”):

Uma VPN é um software especializado (basicamente, um aplicativo) que cria um “túnel” seguro entre seu dispositivo e a web, usando poderosos computadores especializados chamados servidores.

Aliás, nossa ferramenta consegue detectar se você está usando um proxy (ou seja, um intermediário como uma VPN) para alterar seu IP público. É claro que, neste caso, a ferramenta não consegue adivinhar seu IP público de verdade 🤷 – apenas o IP fornecido pelo proxy.