☑︎ √öltima atualiza√ß√£o dessa avalia√ß√£o: abril 2021

Todo mundo concorda que o aprendizado contínuo não é mais opcional no século 21. Quanto mais conhecimentos e habilidades você possui, maiores suas chances de crescer na carreira e ter sucesso nos negócios.

E com plataformas como a Udemy, você não tem desculpa nenhuma para não aprender!

Neste guia detalhado, vamos descobrir se os cursos da Udemy valem o seu tempo (e dinheiro), assim como responder às perguntas relacionadas mais importantes:

  • ūüéďO que exatamente √© a Udemy e como ela funciona?
  • ūüďäQu√£o bons s√£o os cursos nesta plataforma?
  • ūüĒćComo encontrar os melhores cursos na Udemy?
  • ‚úĒÔłŹQuem deve usar a Udemy e quem n√£o deve?

Antes de discutirmos as dicas para tirar o m√°ximo da Udemy (Udemi), √© importante entender como esta plataforma se diferencia de outros servi√ßos de ensino eletr√īnico (ou e-learning):

O Que √Č Udemy?

Uma combina√ß√£o das palavras de l√≠ngua inglesa ‚Äúyou + academy‚ÄĚ (voc√™ + academia), a Udemy define a si mesma como um marketplace global para ensino e aprendizado ‚Äď em outras palavras, √© uma cole√ß√£o de cursos online. ūü§ď Uma cole√ß√£o gigantesca, ali√°s:

Neste momento, a Udemy √©, de longe, a maior plataforma de ensino online do mundo, independentemente de qual par√Ęmetro voc√™ utilizar ‚Äď escolha de cursos, n√ļmero de alunos ou l√≠nguas dispon√≠veis.

Udemy o que é

Al√©m de seu tamanho e crescimento cont√≠nuo, h√° diversos recursos √ļnicos que distinguem a Udemy das outras alternativas:

  • Enquanto outras plataformas tendem a focar em cursos de estilo acad√™mico criados por grandes institui√ß√Ķes, a Udemy se dedica a conhecimentos e habilidades pr√°ticas ‚Äď uma √™nfase clara em aprender fazendo e de fato utilizar o que voc√™ aprendeu no dia a dia.
  • Al√©m disso, a Udemy tem uma abordagem mais democr√°tica ao ensino e aprendizado do que a maioria das outras plataformas online ‚Äď aqui, qualquer um pode criar um curso e come√ßar a compartilhar suas habilidades com o mundo.

Tudo isso significa que habilidades √ļteis, e n√£o diplomas bonitos ūüďú, s√£o o objetivo da Udemy:

…sim, você vai receber um certificado depois de completar um curso, mas ele não conterá logos de Harvard, do MIT ou da USP para você exibir no seu perfil do LinkedIn.

Sendo assim, os melhores cursos na Udemy n√£o s√£o determinados por institui√ß√Ķes renomadas, mas pela utilidade do conte√ļdo e pelos talentos did√°ticos do tutor.

O princ√≠pio de ‚Äúaceso livre a todos‚ÄĚ tamb√©m leva, inevitavelmente, a MUITOS cursos med√≠ocres ou simplesmente ruins na plataforma (e esta deve ser a cr√≠tica mais frequente √† Udemy).

Mas aqui v√£o as boas ‚Äúnot√≠cias‚ÄĚ:

Dentre 150.000 cursos, com certeza vai haver cursos muito bons em todos os t√≥picos ‚Äď e, com um pouco de esfor√ßo, voc√™ poder√° encontr√°-los sem problemas.

Na próxima seção, vamos compartilhar algumas dicas essenciais sobre como fazer isso com base na nossa experiência de sete anos com a Udemy.

Como Encontrar os Melhores Cursos na Udemy

Como mencionamos antes, a Udemy permite que qualquer um crie cursos novos em sua plataforma; isso implica em uma varia√ß√£o enorme na qualidade dos cursos ‚Äď de p√©ssimos a brilhantes…

‚Ķmas isso tamb√©m garante que professores realmente talentosos tenham chances iguais de compartilhar suas habilidades, independentemente de trabalharem ou n√£o em institui√ß√Ķes famosas.

Assim como escolher um apartamento para alugar no Airbnb ou um novo livro para ler na Amazon, o segredo para encontrar os melhores cursos na Udemy √© reduzir suas escolhas gradualmente at√© encontrar a melhor op√ß√£o. ūüéĮ

Veja como você pode abordar este processo, passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, encontre candidatos que valham à pena. A maneira mais fácil é usando o catálogo da Udemy, partindo de categorias mais amplas para tópicos mais específicos:

    Visite o cat√°logo de cursos da Udemy ›

    Nos exemplos abaixo, vamos procurar um ótimo curso introdutório de desenvolvimento em Javascript:

    Udemy: categories

    Se o assunto que você procura é mais exótico (ou você simplesmente não consegue encontrá-lo no catálogo), talvez seja melhor fazer uma busca por palavra-chave.

  2. Na categoria ou na página de resultados da busca, role pela lista de cursos e escolha 2-3 cursos que correspondam ao que você precisa:

    Udemy: filter results

    Certifique-se de que eles tenham uma classifica√ß√£o acima de 4,5 estrelas e, no m√≠nimo, algumas centenas de avalia√ß√Ķes dos alunos. Use os filtros do lado esquerdo do painel e a ferramenta de relev√Ęncia para te ajudar.

  3. Depois, leia as informa√ß√Ķes para cada um dos cursos que voc√™ escolheu no passo anterior para garantir que elas correspondem √†s suas necessidades e expectativas:

    Udemy: course info

    Estude cuidadosamente a caixa intitulada ‚Äúo que voc√™ aprender√°‚ÄĚ, assim como a tabela de conte√ļdo do curso, os requisitos e a descri√ß√£o.

    DICA: n√£o deixe de olhar a data da ‚Äú√ļltima atualiza√ß√£o‚ÄĚ no cabe√ßalho do curso ‚Äď os conte√ļdos em certas categorias que se atualizam rapidamente (como software ou design) costumam ficar obsoletos a cada 1-2 anos!

    Por esta lógica, um curso sobre gerenciamento de tempo não precisa ser atualizado com a mesma frequência que um tutorial de Javascript ou um guia de experiência do usuário em aplicativos móveis.

  4. Agora, vamos dar uma olhada no instrutor: role mais para baixo até encontrar a seção que exibe mais detalhes sobre o autor do curso.

    Preste aten√ß√£o nas estat√≠sticas ao lado da foto de perfil ‚Äď o mais importante, olhe a classifica√ß√£o geral do professor para todos os cursos, que preferencialmente deve ser de, no m√≠nimo, 4,5:

    Udemy: course instructor

    Al√©m disso, leia a autodescri√ß√£o do autor para ter uma ideia do seu n√≠vel escolar e credenciais ‚Äď a quanto tempo ele trabalha na ind√ļstria relevante, etc.

  5. De sobremesa, temos os comentários dos alunos, é claro. Quando você rola para baixo da seção do professor, verá um diagrama mostrando um resumo da classificação do curso:

    Udemy: course reviews

    Examine o diagrama e certifique-se de que a maioria das avalia√ß√Ķes s√£o de 5 estrelas. Tamb√©m verifique se n√£o h√° nenhum pico estranho nas avalia√ß√Ķes mais baixas, por exemplo, que n√£o h√° mais de 5% de avalia√ß√Ķes com 1 estrela.

    Finalmente, leia uns 3-5 coment√°rios dos alunos, prestando aten√ß√£o especial em quaisquer pontos negativos; se n√£o conseguir encontrar nenhum, voc√™ pode usar o menu suspenso para ver apenas avalia√ß√Ķes de 1 ou 2 estrelas.

  6. Por fim, tire um tempo para assistir ao v√≠deo introdut√≥rio assim como uma das aulas ‚Äď quase todos os cursos da Udemy oferecem pr√©-visualiza√ß√Ķes:

    Udemy: course preview

    Observe o estilo de ensino do instrutor de forma cr√≠tica: ele fala r√°pido demais? Devagar demais? A voz te irrita por algum motivo? N√£o? √ďtimo!

Se um curso atender a todos os crit√©rios acima, voc√™ pode ter bastante certeza de que vai ser bom. Mas isso n√£o √© tudo ‚Äď

Aqui vão algumas dicas adicionais para você aproveitar a Udemy ao máximo:

  • D√° pra encontrar descontos de 60% a 90% ūüíł em cursos excelentes em quase todas as categorias ‚Äď ent√£o voc√™ raramente precisar√° pagar mais de R$100,00 por um curso, a menos que seja sobre um assunto muito avan√ßado ou altamente especializado.
  • Fez um curso pago e n√£o ficou satisfeito? Voc√™ pode obter um reembolso completo ūüíį em 30 dias a partir da data da compra: visite o curso no seu painel e clique nos tr√™s pontinhos no canto superior direito.

Antes de chegarmos ao veredito final, vamos resumir o que aprendemos a respeito da Udemy, listando os pontos fortes e fracos com relação a outras plataformas de ensino online:

Prós e Contras da Udemy

  • A Udemy oferece a mais ampla escolha de cursos em compara√ß√£o com qualquer outra plataforma (na verdade, provavelmente at√© mais que todas as outras alternativas combinadas!).
  • Todo mundo pode criar um curso, ent√£o os melhores s√£o de fato determinados pela qualidade do conte√ļdo, n√£o pelo renome das institui√ß√Ķes.
  • H√° cursos em mais de 60 l√≠nguas na plataforma, sendo que grandes l√≠nguas regionais como espanhol, portugu√™s e alem√£o oferecem milhares de t√≠tulos.
  • Voc√™ obt√©m acesso irrestrito e vital√≠cio a todo o conte√ļdo dos cursos que comprar (e, √© claro, a qualquer curso gr√°tis na plataforma).
  • H√° uma garantia de devolu√ß√£o do seu dinheiro em at√© 30 dias para qualquer curso pago: a Udemy emitir√° um reembolso completo se voc√™ n√£o estiver satisfeito com um curso que comprou a menos de um m√™s.
  • Os cursos da Udemy costumam focar em habilidades pr√°ticas em vez de conhecimento te√≥rico.
  • Para equipes de cinco ou mais pessoas, a Udemy for Business oferece treinamentos independentes de localidade com base em uma cole√ß√£o de mais de 5.000 cursos curados.
  • A quantidade de cursos dispon√≠veis pode parecer dif√≠cil de lidar, e escolher um bom curso levar√° algum tempo.
  • Os diplomas dos cursos s√£o emitidos diretamente pela Udemy e raramente mencionar√£o uma institui√ß√£o famosa.
  • Alguns dos melhores cursos s√£o em ingl√™s e certas l√≠nguas oferecem escolhas muito mais limitadas.

Você Deve Usar a Udemy?

Bem, isso √© um pouco como perguntar ‚Äúvoc√™ deve usar o Airbnb?‚ÄĚ: h√° tanto apartamentos muito legais quanto apartamentos terr√≠veis ‚Äď ent√£o vai depender das escolhas que voc√™ faz.

Da mesma maneira, a Udemy √© uma plataforma enorme com milhares de cursos muito bons, e ainda mais cursos med√≠ocres ou in√ļteis:

ūüĒć se voc√™ adotar uma abordagem met√≥dica no processo de sele√ß√£o, encontrar√° um conte√ļdo educacional fant√°stico por pre√ßos bastante razo√°veis (ou at√© de gra√ßa).

Como você já deve ter percebido, a Udemy em si não é a melhor escolha para todo mundo. Algumas coisas que você deve manter em mente:

  • A Udemy provavelmente N√ÉO √© para voc√™ se voc√™ quer fazer um curso em uma disciplina fundamental, como biologia molecular ou literatura cl√°ssica, nem se voc√™ est√° buscando um diploma com reconhecimento internacional de uma institui√ß√£o famosa.
  • Por outro lado, voc√™ provavelmente DEVE dar uma chance √† Udemy se precisa aprender uma habilidade pr√°tica para promover sua carreira, se voc√™ prefere aprender fazendo e se voc√™ valoriza a gama mais ampla poss√≠vel de t√≥picos, l√≠nguas e m√©todos de ensino:

Escolha entre 150.000 cursos na Udemy ›

Ainda tem perguntas a respeito da Udemy? Ou talvez voc√™ j√° tenha feito alguns dos cursos nesta plataforma? De qualquer maneira, v√° para a se√ß√£o de coment√°rios abaixo, vamos ajudar uns aos outros a tomar decis√Ķes mais bem informadas!

Não encontrou o que estava procurando? Pergunte para nós!
ūü§ď
Preciso de mais informa√ß√Ķes sobre o Udemy
ūü§®
Ainda tenho uma pergunta sobre o Udemy
ūü§Ē
Não consigo decidir se o Udemy é ideal para mim
ūüôĄ
Outra coisa...

Comente!