☑︎ Última atualização dessa avaliação: novembro 2024
Todo mundo concorda que o aprendizado contínuo não é mais opcional no século 21. Quanto mais conhecimentos e habilidades você possui, maiores suas chances de crescer na carreira e ter sucesso nos negócios.
E com plataformas como a Udemy, você não tem desculpa nenhuma para não aprender!
Neste guia detalhado, vamos descobrir se os cursos da Udemy valem o seu tempo (e dinheiro), assim como responder às perguntas relacionadas mais importantes:
- O que exatamente é a Udemy e como ela funciona?
- Quão bons são os cursos nesta plataforma?
- Como encontrar os melhores cursos na Udemy?
- Quem deve usar a Udemy e quem não deve?
Antes de discutirmos as dicas para tirar o máximo da Udemy (Udemi), é importante entender como esta plataforma se diferencia de outros serviços de ensino eletrônico (ou e-learning):
Escolhendo os Melhores Cursos
Prós e Contras da Udemy
Você deve usar a Udemy?
Discussão e Avaliações da Udemy
O Que É Udemy?
Uma combinação das palavras de língua inglesa “you + academy” (você + academia), a Udemy define a si mesma como um marketplace global para ensino e aprendizado – em outras palavras, é uma coleção de cursos online. 🤓 Uma coleção gigantesca, aliás:
Neste momento, a Udemy é, de longe, a maior plataforma de ensino online do mundo, independentemente de qual parâmetro você utilizar – escolha de cursos, número de alunos ou línguas disponíveis.
Além de seu tamanho e crescimento contínuo, há diversos recursos únicos que distinguem a Udemy das outras alternativas:
- Enquanto outras plataformas tendem a focar em cursos de estilo acadêmico criados por grandes instituições, a Udemy se dedica a conhecimentos e habilidades práticas – uma ênfase clara em aprender fazendo e de fato utilizar o que você aprendeu no dia a dia.
- Além disso, a Udemy tem uma abordagem mais democrática ao ensino e aprendizado do que a maioria das outras plataformas online – aqui, qualquer um pode criar um curso e começar a compartilhar suas habilidades com o mundo.
Tudo isso significa que habilidades úteis, e não diplomas bonitos 📜, são o objetivo da Udemy:
…sim, você vai receber um certificado depois de completar um curso, mas ele não conterá logos de Harvard, do MIT ou da USP para você exibir no seu perfil do LinkedIn.
Sendo assim, os melhores cursos na Udemy não são determinados por instituições renomadas, mas pela utilidade do conteúdo e pelos talentos didáticos do tutor.
O princípio de “aceso livre a todos” também leva, inevitavelmente, a MUITOS cursos medíocres ou simplesmente ruins na plataforma (e esta deve ser a crítica mais frequente à Udemy).
Mas aqui vão as boas “notícias”:
Dentre 150.000 cursos, com certeza vai haver cursos muito bons em todos os tópicos – e, com um pouco de esforço, você poderá encontrá-los sem problemas.
Na próxima seção, vamos compartilhar algumas dicas essenciais sobre como fazer isso com base na nossa experiência de sete anos com a Udemy.
Como Encontrar os Melhores Cursos na Udemy
Como mencionamos antes, a Udemy permite que qualquer um crie cursos novos em sua plataforma; isso implica em uma variação enorme na qualidade dos cursos – de péssimos a brilhantes…
…mas isso também garante que professores realmente talentosos tenham chances iguais de compartilhar suas habilidades, independentemente de trabalharem ou não em instituições famosas.
Assim como escolher um apartamento para alugar no Airbnb ou um novo livro para ler na Amazon, o segredo para encontrar os melhores cursos na Udemy é reduzir suas escolhas gradualmente até encontrar a melhor opção. 🎯
Veja como você pode abordar este processo, passo a passo:
-
Em primeiro lugar, encontre candidatos que valham à pena. A maneira mais fácil é usando o catálogo da Udemy, partindo de categorias mais amplas para tópicos mais específicos:
Visite o catálogo de cursos da Udemy ›
Nos exemplos abaixo, vamos procurar um ótimo curso introdutório de desenvolvimento em Javascript:
Se o assunto que você procura é mais exótico (ou você simplesmente não consegue encontrá-lo no catálogo), talvez seja melhor fazer uma busca por palavra-chave.
-
Na categoria ou na página de resultados da busca, role pela lista de cursos e escolha 2-3 cursos que correspondam ao que você precisa:
Certifique-se de que eles tenham uma classificação acima de 4,5 estrelas e, no mínimo, algumas centenas de avaliações dos alunos. Use os filtros do lado esquerdo do painel e a ferramenta de relevância para te ajudar.
-
Depois, leia as informações para cada um dos cursos que você escolheu no passo anterior para garantir que elas correspondem às suas necessidades e expectativas:
Estude cuidadosamente a caixa intitulada “o que você aprenderá”, assim como a tabela de conteúdo do curso, os requisitos e a descrição.
DICA: não deixe de olhar a data da “última atualização” no cabeçalho do curso – os conteúdos em certas categorias que se atualizam rapidamente (como software ou design) costumam ficar obsoletos a cada 1-2 anos!
Por esta lógica, um curso sobre gerenciamento de tempo não precisa ser atualizado com a mesma frequência que um tutorial de Javascript ou um guia de experiência do usuário em aplicativos móveis.
-
Agora, vamos dar uma olhada no instrutor: role mais para baixo até encontrar a seção que exibe mais detalhes sobre o autor do curso.
Preste atenção nas estatísticas ao lado da foto de perfil – o mais importante, olhe a classificação geral do professor para todos os cursos, que preferencialmente deve ser de, no mínimo, 4,5:
Além disso, leia a autodescrição do autor para ter uma ideia do seu nível escolar e credenciais – a quanto tempo ele trabalha na indústria relevante, etc.
-
De sobremesa, temos os comentários dos alunos, é claro. Quando você rola para baixo da seção do professor, verá um diagrama mostrando um resumo da classificação do curso:
Examine o diagrama e certifique-se de que a maioria das avaliações são de 5 estrelas. Também verifique se não há nenhum pico estranho nas avaliações mais baixas, por exemplo, que não há mais de 5% de avaliações com 1 estrela.
Finalmente, leia uns 3-5 comentários dos alunos, prestando atenção especial em quaisquer pontos negativos; se não conseguir encontrar nenhum, você pode usar o menu suspenso para ver apenas avaliações de 1 ou 2 estrelas.
-
Por fim, tire um tempo para assistir ao vídeo introdutório assim como uma das aulas – quase todos os cursos da Udemy oferecem pré-visualizações:
Observe o estilo de ensino do instrutor de forma crítica: ele fala rápido demais? Devagar demais? A voz te irrita por algum motivo? Não? Ótimo!
Se um curso atender a todos os critérios acima, você pode ter bastante certeza de que vai ser bom. Mas isso não é tudo –
Aqui vão algumas dicas adicionais para você aproveitar a Udemy ao máximo:
- Dá pra encontrar descontos de 60% a 90% 💸 em cursos excelentes em quase todas as categorias – então você raramente precisará pagar mais de R$100,00 por um curso, a menos que seja sobre um assunto muito avançado ou altamente especializado.
- Fez um curso pago e não ficou satisfeito? Você pode obter um reembolso completo 💰 em 30 dias a partir da data da compra: visite o curso no seu painel e clique nos três pontinhos no canto superior direito.
Antes de chegarmos ao veredito final, vamos resumir o que aprendemos a respeito da Udemy, listando os pontos fortes e fracos com relação a outras plataformas de ensino online:
Prós e Contras da Udemy
- A Udemy oferece a mais ampla escolha de cursos em comparação com qualquer outra plataforma (na verdade, provavelmente até mais que todas as outras alternativas combinadas!).
- Todo mundo pode criar um curso, então os melhores são de fato determinados pela qualidade do conteúdo, não pelo renome das instituições.
- Há cursos em mais de 60 línguas na plataforma, sendo que grandes línguas regionais como espanhol, português e alemão oferecem milhares de títulos.
- Você obtém acesso irrestrito e vitalício a todo o conteúdo dos cursos que comprar (e, é claro, a qualquer curso grátis na plataforma).
- Há uma garantia de devolução do seu dinheiro em até 30 dias para qualquer curso pago: a Udemy emitirá um reembolso completo se você não estiver satisfeito com um curso que comprou a menos de um mês.
- Os cursos da Udemy costumam focar em habilidades práticas em vez de conhecimento teórico.
- Para equipes de cinco ou mais pessoas, a Udemy for Business oferece treinamentos independentes de localidade com base em uma coleção de mais de 5.000 cursos curados.
- A quantidade de cursos disponíveis pode parecer difícil de lidar, e escolher um bom curso levará algum tempo.
- Os diplomas dos cursos são emitidos diretamente pela Udemy e raramente mencionarão uma instituição famosa.
- Alguns dos melhores cursos são em inglês e certas línguas oferecem escolhas muito mais limitadas.
Você Deve Usar a Udemy?
Bem, isso é um pouco como perguntar “você deve usar o Airbnb?”: há tanto apartamentos muito legais quanto apartamentos terríveis – então vai depender das escolhas que você faz.
Da mesma maneira, a Udemy é uma plataforma enorme com milhares de cursos muito bons, e ainda mais cursos medíocres ou inúteis:
🔍 se você adotar uma abordagem metódica no processo de seleção, encontrará um conteúdo educacional fantástico por preços bastante razoáveis (ou até de graça).
Como você já deve ter percebido, a Udemy em si não é a melhor escolha para todo mundo. Algumas coisas que você deve manter em mente:
- A Udemy provavelmente NÃO é para você se você quer fazer um curso em uma disciplina fundamental, como biologia molecular ou literatura clássica, nem se você está buscando um diploma com reconhecimento internacional de uma instituição famosa.
- Por outro lado, você provavelmente DEVE dar uma chance à Udemy se precisa aprender uma habilidade prática para promover sua carreira, se você prefere aprender fazendo e se você valoriza a gama mais ampla possível de tópicos, línguas e métodos de ensino:
Escolha entre 150.000 cursos na Udemy ›
Ainda tem perguntas a respeito da Udemy? Ou talvez você já tenha feito alguns dos cursos nesta plataforma? De qualquer maneira, vá para a seção de comentários abaixo, vamos ajudar uns aos outros a tomar decisões mais bem informadas!