O HostGator existe a tanto tempo que já estamos bem acostumados com seu amigável jacaré azul de sorriso dentuço.

Mas será que ele realmente é um bom amigo?

Vamos descobrir! Nesta avaliação aprofundada, vamos dar uma olhada no HostGator Brasil, analisar suas origens, ofertas, preços e suporte, e chegar a uma resposta para a seguinte pergunta: você deve escolher o HostGator em vez de outros provedores de hospedagem?

Ao longo da nossa jornada, você descobrirá qual era a aparência em 2D da mascote da empresa – o Snappy –, assim como outras coisas (possivelmente mais importantes) que você deve saber sobre o HostGator:

  • 👥O HostGator pertence a quem e porque isso é importante?
  • 🧭Qual plano de hospedagem você deve escolher?
  • 🐊O HostGator é melhor do que outros grandes provedores?
  • 💵Dá pra economizar dinheiro no seu pedido com o HostGator?

Com relação a este último item, no final desta avaliação nós fornecemos um código de desconto exclusivo que pode ser utilizado para diminuir sua conta na compra de certos produtos do HostGator, caso você decida experimentá-lo.

Um pequeno aviso antes de começarmos: se você estava buscando palavras-chave como host gator ou gator host e encontrou esta avaliação, não se preocupe – é esta empresa mesmo, então você está no lugar certo. 😉

Tendo esclarecido isso, vamos examinar nosso espécime com cuidado, da cabeça à ponta da cauda: pegue uma lupa e uma régua, e não se esqueça de manter suas mãos longe da boca dele – só pra garantir!

A Cabeça: O Que É Hostgator?

Como seu próprio nome sugere (em inglês, host significa hospedeiro), o HostGator é uma empresa de hospedagem de sites – ou hospedagem web. Isso significa que ele fornece serviços que te permitem criar e administrar websites. Um fato curioso:

De acordo com a W3Techs, quase 2% dos sites no mundo usam o HostGator como provedor de hospedagem (dentre os 10 milhões maiores sites amostrados pela W3T).

É muito site!

Na verdade, o dado acima coloca o HostGator firmemente entre os top 10 na indústria global de hospedagem.

No entanto, qualquer empresa grande tem que começar com um único cliente, e para o Gator isso aconteceu em 2002, quando um estudante universitário da Flórida chamado Brent Oxley decidiu que queria se tornar um empreendedor da internet.

HostGator history

De “Lacoste” a 3D – a evolução da mascote do HostGator

O negócio cresceu agressivamente por uma década, até que foi vendido para outra empresa em 2012. E essa empresa era nada mais nada menos que… o Endurance International Group (EIG)!

Mas pra que essa apresentação tão teatral?

Porque o Endurance é um jogador ativo e exclusivo no mercado de hospedagem, e costuma ser um herói popular em nossas avaliações:

O EIG se posiciona como um “fornecedor integrado de todas as coisas necessárias para que pequenas e médias empresas construam sua presença na web”. Mais especificamente, de acordo com seu último relatório anual, mais de 50 de suas 77 (!) marcas oferecem o mesmo serviço – hospedagem de sites.

Em outras palavras, o Endurance é uma empresa que se especializa em comprar hospedeiros de sites já existentes e extrair o máximo de dinheiro de suas marcas.

Tá bom, você deve estar pensando – mas isso realmente afeta os clientes do HostGator de uma maneira concreta?

É claro que sim! Aliás, de diversas maneiras, tanto boas quanto ruins:

  • Estabilidade e confiabilidade: sendo um dos maiores nomes no portfólio de marcas de uma grande corporação multinacional, o HostGator tem um risco baixíssimo de fechar repentinamente ou declarar falência.
  • Eficiência operacional: tudo no HostGator foi otimizado e depois otimizado novamente, com base em uma experiência aprofundada na indústria por parte da empresa mãe graças ao seu enorme portfólio de marcas de hospedagem.
  • Foco em extração de dinheiro: o EIG compra negócios existentes e costuma pagar MUITO nessas transações. Isso significa que ele está continuamente focado em recuperar esse dinheiro na forma de lucro. Qualquer coisa que não leve diretamente a um retorno maior do investimento não parece incomodar muito o Endurance e suas subsidiárias.
  • Abordagem de produção em massa: como nenhuma das marcas no portfólio do Endurance foi criada desde o início, você não vai lidar com uma visão do fundador, uma ideia única ou uma proposta de valor – o HostGator é apenas uma entre mais de 50 marcas muito parecidas que apresentam fachadas ligeiramente diferentes enquanto usam o mesmo back-end.

É claro que cabe a você decidir se os benefícios de ser parte do Endurance Group compensam as desvantagens em potencial.

A estratégia de negócios do grupo não é em si “boa” ou “ruim” – é simplesmente isso, uma estratégia. No entanto, é importante manter as implicações possíveis em mente, por exemplo: não há motivação para marcas como o HostGator oferecerem uma qualidade excepcional – apenas técnicas de venda otimizadas e infraestrutura boa o suficiente.

Vamos olhar estes e outros detalhes dos produtos oferecidos pelo HostGator na próxima parte da nossa avaliação:

O Corpo: Produtos e Planos

Certo, chegou a hora da melhor parte!

A linha de produtos do HostGator consiste de uma dúzia de itens diferentes, mas nesta avaliação vamos focar em seu carro-chefe: a hospedagem compartilhada, ou o que eles chamam simplesmente de “hospedagem de sites” em seu principal menu de navegação.

(No final desta seção, vamos te fornecer uma rápida avaliação geral de outros produtos, assim como explicar porque não vale à pena discuti-los em detalhes aqui.)

Mas antes de continuarmos – o que é uma hospedagem “compartilhada”, só pra ter certeza?

Como o próprio nome sugere, a hospedagem compartilhada implica que os recursos de cada computador especializado, ou servidor, são divididos entre diversos clientes.

Isso significa menos poder computacional para seu site em particular, mas também significa custos consideravelmente mais baixos quando em comparação com outros tipos de hospedagem, enquanto ainda se tem autonomia e desempenho suficientes.

Esta troca parece valer a pena para grande parte dos projetos online, porque a maioria dos sites na internet hoje em dia utiliza a hospedagem compartilhada.

E quando o assunto é hospedagem compartilhada, os clientes do HostGator podem escolher entre três planos:

HostGator Planos

A principal diferença entre o plano P (mais barato) e o plano M (de preço médio) é a capacidade de estabelecer mais de um domínio, então se você quer criar um único site, é melhor escolher a opção mais barata. Você sempre pode trocar de plano depois se decidir expandir seu império online. 👑

O(s) plano(s) mais caro(s) não chegam a oferecer muito valor em comparação com o plano médio – você acaba pagando entre 50-100% a mais por alguns recursos adicionais que não valem tanto à pena a não ser que você não se importe com o preço e simplesmente prefira adquirir a melhor opção possível.

Isso implica que, na maioria dos casos, para aqueles que precisam de diversos sites o plano médio é a melhor escolha. Embora a diferença para o plano mais caro pareça pequena quando expressa em valor mensal, ela pode se acumular em muitos custos extras ao longo dos anos.

Aqui estão algumas coisas que gostamos nos planos de hospedagem de sites do HostGator, assim como algumas coisas que não achamos tão legais assim:

  • Descontos frequentes e ofertas especiais tornam os planos de hospedagem compartilhada do HostGator alguns dos mais acessíveis financeiramente, especialmente se você pagar por dois ou três anos antecipadamente.
  • Possibilidade de usar um cupom durante o checkout – algo encontrado em apenas alguns hospedeiros de sites. No caso do HostGator, você pode ir para a última parte da nossa avaliação para obter um código desses; não é uma quantia enorme em termos de tamanho do desconto, mas se você acabar escolhendo o Gator como seu provedor, é bom saber que dá pra economizar um pouquinho a mais.
  • Certificado SSL grátis incluso. Ter uma conexão segura (e um https:// em seu endereço web em vez de http://) é considerado absolutamente necessário hoje em dia. Dentre outras coisas, o SSL afeta a classificação do seu site pelo algoritmo de busca do Google.
  • Domínio grátis por um ano se você escolher qualquer um dos ciclos de cobrança anuais. Este é um belo brinde que te permite economizar ainda mais durante a compra. Mas não se esqueça que qualquer coisa que você comprar com desconto será renovada pelo preço normal. Falando nisso:
  • Os preços de renovação são mais altos que os preços iniciais, então sua conta de hospedagem para o período seguinte será até 60% mais alta. Pelo menos o HostGator tem a decência de comunicar estas tarifas padrão claramente em sua página de checkout, ao contrário de alguns outros fornecedores de hospedagem menos escrupulosos.
  • A técnica utilizada para os extras pré-selecionados durante o processo de checkout (em algumas regiões) é um pouco irritante e te força a prestar bastante atenção para não acabar pagando por algo que você não precisa, como um add-on de “proteção contra hackers” (o WordPress tem excelentes plugins de segurança gratuitos).

Como é que é? Ah, sim, nós prometemos explicar porque pulamos os outros produtos do HostGator!

Estes incluem diversos tipos avançados de hospedagem, assim como um criador de sites – e ambos podem ser melhor entendidos através do contexto do status do HostGator enquanto parte do Endurance Group.

Além da hospedagem compartilhada, o Gator oferece pacotes de hospedagem em nuvem (ou cloud), WordPress, VPS, dedicada e até Windows. Mas todos têm uma coisa em comum:

– nem um deles é a área de foco ou a especialização principal do HostGator.

A grande maioria de seus clientes está na hospedagem compartilhada e é isso que o HostGator faz desde o início, muito antes de ser integrado ao Endurance.

Eis uma regra simples que você pode seguir:

Se você não sabe qual tipo de hospedagem precisa, você provavelmente precisa de hospedagem compartilhada, e o HostGator é um bom candidato.

Na maioria das vezes, o contrário também é verdade:

Se você sabe com certeza que precisa de algo que não é hospedagem compartilhada, você provavelmente não vai querer usar o HostGator. Por exemplo, se você precisa da nuvem, experimente o Digital Ocean ou um provedor especializado semelhante.

Quanto ao “Criador de Sites” do HostGator, ele é simplesmente uma versão repaginada de outra ferramenta do portfólio do Endurance (que tem o nome super criativo de Criador de Sites).

Eles usam um sistema inteligente de preços e descontos variáveis para tentar diferenciar os dois, mas se você fizer os cálculos vai ver que, no fim das contas, ambas as ferramentas custam exatamente a mesma coisa.

Isso significa que, se você contratar o Criador de Sites do HostGator, você está basicamente comprando de uma marca totalmente diferente. Isso não é ruim por si só, mas no mínimo merece uma avaliação separada (spoiler: existem ferramentas de criação de sites muito melhores que o Criador de Sites, por exemplo o Weebly).

Resumindo…

  • Produtos: o HostGator é uma boa escolha se você quer criar um ou mais sites e não tem nenhuma exigência especial (como um servidor dedicado ou infraestrutura em nuvem);
  • Planos: escolha entre os dois planos de hospedagem compartilhada mais baratos, dependendo de quantos sites você precisa;
  • Preço: aproveite preços mais baixos ao optar por ciclos de cobrança mais longos, mas não se esqueça que seu próximo pagamento será consideravelmente mais alto.

A seguir, vamos dar uma olhada em algumas características menos óbvias, mas ainda assim bastante importantes do HostGator que você pode encontrar no longo prazo –

A Cauda: Confiabilidade e Suporte

Sites costumam ser projetos de longo prazo. Isso significa que, quando você escolhe uma empresa de hospedagem, está fazendo uma escolha para muitos anos.

Sendo assim, é essencial pensar além dos descontos imediatos e considerar coisas que podem fazer a diferença ao longo do tempo – como a estabilidade do serviço e o atendimento ao cliente.

A maneira mais informativa de estimar a confiabilidade de um provedor de hospedagem (e de compará-lo a outros) é medindo duas coisas:

  • uptime, ou a porcentagem de tempo em que um servidor está ativo e funcionando – e, portanto, que seu site está disponível para o público;
  • tempo de resposta, ou seja, quanto tempo seus visitantes têm que esperar para a receber a primeira resposta das conexões recebidas.

De acordo com dados independentes do Hrank, o uptime dos servidores do HostGator ficou em torno de 99,96% nos últimos seis meses, o que está bem dentro do limite garantido de 99,9% de uptime:

HostGator uptime

Os dados de uptime do HostGator de acordo com o Hrank

Se olharmos os dados diários, podemos observar certos dias com menos de 99% de uptime, ou seja, com mais de 15 minutos de downtime por dia – no entanto, este comportamento é normal desde que os valores gerais sejam bons o suficiente.

O tempo médio de resposta para o HostGator flutua em torno de 1.100 milissegundos (ou 1,1 segundo), o que não é particularmente impressionante para um provedor de hospedagem internacional.

A velocidade do seu site depende muito mais da sua escolha de plugins do WordPress e do tamanho das imagens que você utiliza, mas é importante lembrar que o próprio servidor adicionará um tempinho extra em cima disso.

Se você realmente prefere minimizar o tempo de resposta do servidor acima de qualquer outra coisa, você pode por exemplo dar uma olhada no Hostinger, cujos servidores têm uma velocidade melhor na maioria das regiões (mas ele tem seus próprios pontos fracos, então leia a avaliação com cuidado antes de tomar uma decisão!).

***

Quando o assunto é atendimento ao cliente, o HostGator oferece tudo que você pode precisar enquanto usuário de hospedagem, incluindo chat ao vivo 24 horas por dia e suporte por telefone, assim como uma biblioteca abrangente cheia de artigos úteis.

De longe, a maneira mais conveniente de entrar em contato com o pessoal do Gator é através do chat, e depois de experimentá-lo diversas vezes nós não temos nenhuma reclamação:

  • A equipe de atendimento tem uma atitude amigável e as respostas costumam ser rápidas e diretas. A maioria das nossas questões foram resolvidas em poucos minutos depois do início da conversa.
  • As respostas que recebemos foram detalhadas o suficiente para serem prestativas, embora curtas o suficiente para serem fáceis de ler.
  • A promessa de atendimento 24 horas por dia não é falsa – nossos chats obtiveram respostas dentro de 1-2 minutos ainda que no meio da noite.

Resumindo, os clientes do HostGator podem esperar que seus sites fiquem online por >99,9% do tempo, enquanto mantêm velocidades de conexão razoáveis (mas não excepcionais).

A equipe de atendimento é consideravelmente mais profissional e prestativa do que as de algumas marcas menores do Endurance, como o PureHost ou o Netfirms; não temos nenhum comentário negativo neste quesito.

***

Agora que examinamos esta fera da cabeça à cauda, podemos ver claramente que há tanto vantagens quanto desvantagens de se usar o HostGator.

Mas qual dos dois lados é mais convincente?

Prós e Contras do HostGator

Para descobrir, não custa nada resumir nossas descobertas – isso vai nos ajudar a chegar a um veredito claro na última parte da nossa avaliação:

  • O HostGator é especialista em hospedagem de sites compartilhada e tem muita experiência na área, resultado de uma base enorme de clientes e de um histórico de mais de uma década.
  • Há poucos (se é que há algum) provedores de hospedagem que se comparam ao HostGator quando o assunto é preço; você pode ter certeza que encontrará grandes descontos e ofertas especiais na maior parte do tempo, especialmente se optar pelos ciclos de cobrança mais longos.
  • Você pode ganhar um nome de domínio grátis com seu pedido de hospedagem, mas lembre-se que o domínio será renovado com o preço normal depois de um ano.
  • O uptime médio dos servidores fica confortavelmente acima do valor de 99,9% mencionado na garantia de serviços do HostGator. Este é um nível padrão para hospedagem compartilhada e implica menos de uma hora de downtime por mês.
  • Desde 2012 o HostGator faz parte do Endurance Group, uma grande multinacional, o que faz dele um provedor de hospedagem muito mais estável do que a maioria de seus competidores.
  • Você pode obter suporte 24 horas por dia usando o chat ao vivo do HostGator, tanto se já tiver uma conta ativa quanto se estiver apenas considerando se tornar um cliente. A equipe de atendimento é bem instruída e amigável.
  • Na verdade, graças a um grande arquivo de artigos educacionais e de ajuda, você nem vai precisar utilizar o chat com frequência.
  • O dono do HostGator, o Endurance Group, está focado em extrair o máximo de dinheiro dos provedores de hospedagem que adquire, o que pode resultar em
    menos motivação por parte do HostGator em inovar ou fazer aquele esforço a mais por seus clientes.
  • O tempo de resposta do servidor, que influencia a velocidade de carregamento do seu site, é razoável mas não muito bom para um provedor de hospedagem dessa magnitude.
  • Ao adquirir serviços do HostGator, sempre é importante lembrar que os preços especiais listados no site são válidos apenas para o primeiro ciclo de cobrança.

Cupom Exclusivo para o HostGator (Verificado em maio 2020)

Antes de fecharmos com a conclusão, vamos ver uma maneira rápida de economizar dinheiro em uma compra com o HostGator.

Simplesmente clique no link abaixo para automaticamente aplicar o código ao plano de hospedagem:

Aplicar Desconto de 55% no HostGator ›

O código de cupom afeta tanto o pacote de hospedagem quanto os extras, fornecendo desconto de 15% em comparação com o código padrão.

Certo, agora sim a conclusão –

Veredito Final: Você Deve Usar o HostGator Brasil em 2020?

Depois de olhar de perto as origens, produtos, planos, suporte e características técnicas do HostGator, será que podemos recomendar este provedor?

Para a maioria dos projetos online (o que provavelmente inclui o seu, a hospedagem de sites compartilhada do Gator é de fato uma opção adequada, oferecendo ótimo custo benefício juntamente com confiabilidade e suporte garantidos por um dos maiores jogadores da indústria. 😎

Mais especificamente:

  • Para um único site, escolha o plano de hospedagem compartilhada mais barato, ele vai ter tudo que você precisa.
  • Se você precisa de mais de um site, escolha o segundo plano mais barato e considere os ciclos de cobrança mais longos (2 ou 3 anos) para obter preços melhores.

Por outro lado, se você é um desenvolvedor web profissional e sabe que precisa especificamente de um tipo de hospedagem mais avançado (como em nuvem ou dedicado), dê uma olhada nos provedores especializados como o Digital Ocean.

***

Você ainda tem alguma pergunta sobre o HostGator? Ou talvez queira compartilhar sua experiência em primeira mão? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo, vamos ajudar uns aos outros a tomar decisões mais bem informadas!

Divulgação de afiliação: nós podemos receber comissões de compras feitas através de alguns dos links neste artigo. Isso não afeta o preço que você paga de maneira alguma. Aliás, se você achou esta avaliação útil, por favor considere usar nossos links para apoiar nosso projeto 🌱

Comente!