Considerando que mais de 30% da Internet roda com WordPress, apenas as provedoras de hospedagem mais preguiçosas não oferecem alguma variante de um produto especializado em WP hoje em dia.

No entanto, diversas marcas existem em uma categoria própria – soluções de nível profissional focadas exclusivamente em WordPress, com recursos premium e preços idem.

A Kinsta é uma destas provedoras de ponta – e nessa avaliação detalhada, vamos descobrir se ela é digna do título de “melhor plataforma gerenciada de WordPress”. 👑

Resumo: a Kinsta é claramente para aqueles que não abrem mão da qualidade e da segurança – essa hospedagem foca nas melhores soluções da classe e oferece suporte ao cliente incomparável, independentemente do plano que você escolher.

Recursos: o que você ganha? Leia mais
10/10
Desempenho: é rápido e confiável? Detalhes
10/10
Preços: tem um bom custo-benefício? Descubra
8/10
Suporte: é prestativo? Ver discussão
9/10

Primeiro, vamos ver como a Kinsta difere de outras provedoras de hospedagem – o que significa tanto suas concorrentes diretas no segmento premium quanto o grupo mais amplo de empresas que oferecem hospedagem gerenciada de WP.

Recursos Únicos da Kinsta

Talvez você já tenha percebido que distinguir entre hospedagens especializadas em WordPress não é tão fácil assim – todas elas parecem afirmar que são a provedora mais rápida e mais confiável. Então, como fazer uma escolha objetiva?!

Não vamos sobrecarregar seu cérebro simplesmente listando todos os recursos da Kinsta – em vez disso, aqui estão aqueles que realmente a distinguem de suas alternativas:

  • 28 data centers no mundo todo garantem que seu site esteja sempre o mais perto possível de seus visitantes – sim, a distância física pode fazer uma grande diferença quando se trata de milissegundos no tempo de carregamento de um site. ⚡
  • Location of Kinsta's data centers

  • Máquinas virtuais C2 otimizadas em todos os planos oferecem desempenho máximo mesmo para os sites mais exigentes; vá para a seção de infraestrutura da avaliação para saber mais sobre o que isso quer dizer!
  • A integração Cloudflare fornece uma camada adicional de segurança, protegendo contra ataques, bots e outros agentes maliciosos; você pode, é claro, conectar a Cloudflare a qualquer hospedagem (sem nenhum custo no plano grátis), mas a Kinsta oferece recursos Cloudflare Enterprise para todos os clientes, o que é um pouco mais caro de obter separadamente.
  • A ferramenta de monitoramento de desempenho de aplicativos (Kinsta APM) é um sistema grátis incluído em todos os planos Kinsta que visualiza o funcionamento interno do seu site para apontar quaisquer problemas potenciais e áreas de melhoria.
  • Seis tipos de backup estão disponíveis para todos os clientes da Kinsta – tanto manuais quanto automáticos, e com frequências que variam entre diária (padrão) a horária (por uma taxa adicional).
  • O ambiente de desenvolvimento DevKinsta é uma ferramenta própria construída pela equipe da Kinsta para apoiar agências e freelancers de todos os níveis de experiência, simplificando o desenvolvimento, implantação e entrega locais de projetos.

Como você deve ter percebido, todos os itens acima estão relacionados a velocidade, uptime e segurança – o que faz sentido, por que é isso que caracteriza uma boa hospedagem, afinal. Vamos mergulhar mais fundo e ver como esses recursos trabalham juntos na plataforma da Kinsta.

Infraestrutura e Desempenho

Antes de prosseguirmos, uma coisa precisa ficar clara sobre a Kinsta para podermos entender como ela de fato funciona:

– a Kinsta foca exclusivamente em hospedagem gerenciada de WordPress, o que significa:

a) ela não oferece um portfólio com diferentes tipos de hospedagem (compartilhada, dedicada, VPS…) como a maioria das concorrentes, mas sim diversas variantes da mesma instalação com diferentes recursos disponíveis,

b) o produto da Kinsta não é uma simples instalação de WordPress, mas sim um servidor virtual poderoso e flexível que, por acaso, é particularmente adequado para rodar WordPress (porque é o sistema de gerenciamento de sites mais popular do mundo).

Aliás, nesse momento é bom deixar bem claro, só pra garantir:

WordPress gerenciado implica em um serviço de hospedagem que é explicitamente otimizado para WP e que cuida de todas as tarefas de manutenção e gerenciamento como segurança, atualizações de software e backups.

Tendo isso em mente, vamos dar uma olhada embaixo do capô – aqui está um diagrama útil que fizemos especialmente para esta ocasião:

Kinsta's infrastructure

Primeiro de tudo: semelhantemente a outras hospedagens gerenciadas de WordPress, a Kinsta na realidade não possui nenhum hardware – toda a estrutura física por trás de seus serviços é baseada no Google Cloud,

… e não estamos falando de uma nuvem qualquer aleatória – estamos falando do que há de mais avançado disponível, a chamada C2 (família de máquinas com otimização de computação) que combina hardware de ponta e os softwares mais recentes para desempenho máximo.

Agora, aqui vem a parte ligeiramente mais complicada:

A Kinsta divide os servidores virtuais (que são em si abstrações para além de servidores físicos) em containers LXD, com cada site WordPress rodando em seu próprio pacote de softwares dentro desse container.

Em outras palavras, os sites de clientes são hospedados em compartimentos independentes, seguros e escalonáveis que têm acesso a recursos substanciais (12 CPUs e 8 Gb de RAM cada, pra ser mais exato) na melhor infraestrutura de computação que o Google tem para oferecer.

Acelere seu site com Kinsta

Certo, então como toda essa gostosura tecnológica afeta o desempenho do seu site? Aqui estão as considerações mais importantes:

  • Páginas atualizadas com frequência e geradas de maneira dinâmica (como carrinhos de compra) são particularmente rápidas graças a servidores C2 da melhor qualidade 🏅 no Google Cloud,
  • Muito poder computacional e softwares otimizados para WordPress 🚀 garantem que qualquer pedido ao servidor (ou seja, carregamento de site) seja processado em um piscar de olhos,
  • A CDN da Cloudflare adiciona mais uma camada de infraestrutura, fazendo o caching das páginas do seu site em centenas de nódulos locais 🌎 e entregando-os a cada visitante da localidade mais próxima (mesmo no caso raro de um servidor de origem não estar respondendo no momento), maximizando velocidade e confiabilidade.

Além disso, o Monitoramento de Desempenho de Aplicativos que mencionamos antes ajuda a ficar de olho nas possíveis ineficiências e pontos de falha –

Kinsta's apm

Esta e outras ferramentas são embutidas diretamente no painel de controle da Kinsta, de graça com qualquer plano de preço – outro fator (frequentemente ignorado) que a distingue de outras provedoras de hospedagem. Falando em preço…

Planos e Preços da Kinsta

Lembra que dissemos que a Kinsta oferece basicamente um único produto de hospedagem com recursos variáveis?

Para facilitar ainda mais as coisas, os 10 (!) planos disponíveis podem ser divididos em apenas três categorias, dependendo do usuário pretendido:

Usuários pretendidos Indivíduo ou empresa pequena Freelancer ou empresa média Agência ou empresa grande
Planos Kinsta Starter; Pro Business 1-4 Enterprise 1-4
Sites WordPress 1-2 5-40 60-150
Visitas mensais 25-50 mil 100-600 mil 1-3 milhões
PHP workers/site 2 4-6 8-16
Histórico de backups 14 dias Até 20 dias Até 30 dias

Ah, bem melhor agora! Mas a penúltima linha da tabela acima exige um pouco mais de explicação: “PHP workers” 🧑‍🔧 são processos individuais que geram as páginas do seu site para os visitantes – então, quanto mais seu site depende de páginas geradas dinamicamente (p. ex., grandes lojas e comunidades online), mais PHP workers você precisará por site para que ele rode sem problemas.

Mais três coisas que vale lembrar a respeito das políticas de preço da Kinsta:

  • Ciclos de cobrança anuais são 16% mais baratos do que pagar mês a mês, e você pode trocar entre anual e mensal a qualquer momento.
  • restrições de recursos em cada plano, especificamente o número de visitas, o espaço de disco e o uso de CDN – e qualquer coisa acima do limite mensal alocado é cobrado separadamente.
  • Todo cliente tem direito a um reembolso total em até 30 dias a partir da compra inicial, e um reembolso parcial depois disso (pela porção não utilizada da assinatura); recursos extras mencionados anteriormente não são reembolsáveis.

Cancelamentos e reembolsos são bem diretos – o painel de controle da Kinsta permite que você feche sua conta com um clique, sem precisar entrar em contato com o suporte nem procurar por um botão “acidentalmente” bem escondido.

Experimente a Kinsta sem risco por 30 dias

Para objetivamente comparar os preços da Kinsta com os de outras provedoras de hospedagem gerenciada de WP, devemos levar em consideração tanto a qualidade da infraestrutura quando os recursos exclusivos (p. ex., a ferramenta APM) – e não vamos nos esquecer das coisas intangíveis:

Suporte e Migrações

É fácil dispensar o suporte ao cliente como uma proposta de valor chave – seja porque não é tão fácil de medir (e, portanto, de comparar a qualidade) ou simplesmente porque você não pensa muito a respeito até enfrentar um problema de verdade. 🔥

A hospedagem de sites é uma empreitada de longo prazo – então, no que diz respeito ao suporte, é apenas uma questão de “quando”, não “se” você vai precisar dele…

…e quando esse momento chegar, você vai querer que o atendimento ao cliente seja responsivo, eficiente e paciente – que é exatamente o que a Kinsta oferece.

A equipe de suporte parece ter o número adequado de atendentes em relação ao volume de pedidos que entram, e consiste em grande parte de desenvolvedores; isso permite à Kinsta garantir um nível de qualidade que consistentemente recebe elogios e cabeceia as classificações da indústria:

  • A Kinsta tem orgulho de sua filosofia de suporte de nível único, o que significa que cada especialista em atendimento ao cliente é capaz de resolver o problema sem passar seu pedido para outros representantes.
  • Todos os clientes têm acesso ao suporte por chat 24/7/365 em inglês; em dias úteis, você também pode obter ajuda em diversas outras línguas.
  • Clientes existentes podem obter ajuda diretamente no painel de controle da Kinsta, enquanto clientes futuros podem procurar o botão de chat no canto inferior direito da página inicial oficial.
  • O tempo de resposta médio informado é de cerca de 1,5 minuto, o que parece coincidir com o que vimos em nossos testes.

Além do chat ao vivo, você pode fazer perguntas através do formulário de contato oficial e obter uma resposta em ~1 dia útil. Há também a opção de falar com a equipe de suporte pelo telefone se você está nos Estados Unidos (ou se não se importa de fazer ligações internacionais).

Outro recurso importante que é fornecido por humanos é a 🧳 migração: mover um site existente de outra provedora de hospedagem. A essa altura, você não vai ficar surpreso em saber que a Kinsta torna o processo tão fácil quanto preencher um pequeno formulário:

Kinsta migration

migrações básicas ilimitadas e um certo número de migrações premium incluídas em cada plano da Kinsta – a segunda opção é destinada a sites complexos de WordPress, como comércio eletrônico e comunidades online.

Os clientes podem escolher entre três opções: dar à Kinsta acesso ao painel de controle de sua hospedagem anterior (basicamente, um serviço de manobrista), fornecer um arquivo de backup ou usar um plugin para fazer tudo manualmente.

De qualquer maneira, como resultado seu site se beneficia de ser hospedado em uma das melhores plataformas que existem hoje.

Prós e Contras da Kinsta

Antes de continuarmos para o veredito, vamos resumir tudo que aprendemos sobre a Kinsta em um lugar:

  • Todos os sites da Kinsta são hospedados nos hardwares mais avançados do Google Cloud para velocidade máxima e melhor desempenho sob carga pesada.
  • Os softwares dos servidores são todos otimizados para WordPress, e atualizações das versões mais recentes de todos os componentes são realizadas pela equipe da Kinsta (por isso se chama WP gerenciado).
  • Integração Cloudflare a nível Enterprise está disponível em todos os planos para garantir segurança e confiabilidade para seus sites essenciais.
  • Todas as contas incluem poderosas ferramentas exclusivas como o sistema de Monitoramento de Desempenho de Aplicativos e o ambiente de desenvolvimento local DevKinsta, e claro, o próprio painel de controle myKinsta.
  • Seis tipos de backup, incluindo manuais e automáticos, garantem que nenhum dado jamais seja perdido e que seu site seja rapidamente recuperável em caso de um acidente ou ataque deliberado.
  • Todos os clientes, independentemente do plano, têm igual acesso à premiada equipe de suporte de engenheiros que podem ajudar a resolver qualquer problema a qualquer hora do dia ou da noite.
  • Em vez de recursos computacionais fixos, há limites de uso em todos os planos, o que significa que você pode acabar pagando a mais por coisas como número de visitantes, espaço de disco e tráfego CDN.
  • Falando em limites, a única opção para adicionar mais PHP workers por site é subindo uma categoria de preço, o que nem sempre faz sentido em termos de outros parâmetros.
  • No momento, a Kinsta não oferece nomes de domínio, o que significa que você precisará registrar um domínio em outra provedora e conectá-lo ao seu site na Kinsta (se você faz questão de ter domínios e sites sob o mesmo teto, dê uma olhada no SiteGround, por exemplo).

Certo, hora de encerrar!

Veredito: Você Deve Usar a Kinsta?

A essa altura já deve estar claro que a Kinsta NÃO é para aqueles que não vêm nenhuma diferença entre várias opções de hospedagem e focam apenas em minimizar seus pagamentos anuais.

E não há problema nenhum nisso porque, sinceramente, nem todos os projetos web são adequados para uma provedora de hospedagem superior – faz pouco sentido pagar pelo melhor se o site da sua empresa só existe porque é “meio estranho não ter um site em 2022”.

O que de fato faz sentido hospedar na Kinsta?

A palavra-chave aqui é essencial: qualquer site que afete seu negócio significativamente (ou que seja seu negócio), como sites de empresas 📈 com tráfego muito alto; publicações 📰 como revistas e blogs populares; estabelecimentos de ensino 🎓 e plataformas de aprendizado online; e, claro, 💳 comércio eletrônico.

Se você é uma agência ou desenvolvedor solo, trabalhar na Kinsta é um prazer absoluto; a única exceção é se você se posiciona no segmento de baixo custo – por exemplo, se você trabalha pelo Fiverr.

Comece seu projeto web na Kinsta

Certo, suponhamos que você decidiu escolher a Kinsta em vez das outras provedoras de hospedagem – qual plano de preço você deve usar?

Depois do que aprendemos antes, é bem simples:

  • Se você precisa de apenas um ou dois sites, escolha o Starter ou o Pro, respectivamente; uma atualização para o Business 1 pode ser necessária apenas se você achar que seu site tem mais páginas dinâmicas do que estáticas e que seria útil ter mais de 2 PHP workers.
  • Se sua profissão é fazer sites ou se você trabalha para uma empresa que tem diversas propriedades web separadas, escolha um dos planos Business, de acordo com quantas instalações de WordPress você precisa no momento.
  • E finalmente, se você faz parte de uma equipe de desenvolvimento web ou de uma grande empresa que administra centenas de sites (p. ex., blogs gerados pelo usuário), os planos Enterprise são a escolha lógica.

Tem mais alguma coisa que você gostaria de aprender sobre a Kinsta? Ou talvez você queira compartilhar uma experiência pessoal que teve com essa provedora de hospedagem? Participe da discussão na seção de comentários abaixo – vamos ajudar uns aos outros a fazer escolhas bem informadas!

Não encontrou o que estava procurando? Pergunte para nós!
🤓
Preciso de mais informações sobre o Kinsta
🤨
Ainda tenho uma pergunta sobre o Kinsta
🤔
Não consigo decidir se o Kinsta é ideal para mim
🙄
Outra coisa...

Comente!