☑︎ Esta avaliação foi atualizada pela última vez em outubro 2021

Ah, formulários online! Uma daquelas coisas que você não sabe que precisa – até precisar muito.

A JotForm é uma das soluções mais populares para esta situação… Mas como você está lendo este texto, você provavelmente também está se perguntando:

“Criar e gerenciar formulários online parece uma trabalheira! Uma boa ferramenta deve ser simples de usar, mas também deve atender às minhas necessidades e exigências específicas. Devo confiar na JotForm para dar conta do serviço?”

Vamos descobrir juntos. Nesta avaliação detalhada, nós analisaremos a JotForm de todos os ângulos possíveis e falaremos sobre as dúvidas mais comuns:

  • 👶A JotForm é fácil de usar para iniciantes?
  • 🔒Segurança e privacidade – você pode confiar na JotForm?
  • 💸Qual plano de preço você deve escolher?
  • 🏆A JotForm é melhor que as alternativas?

Antes de discutirmos os recursos únicos que distinguem a JotForm de serviços semelhantes, vamos dar uma olhada geral no serviço em si.

O Que É JotForm?

Formulários estão por toda parte! Toda vez que uma organização precisa de algum tipo de contribuição de um grande número de pessoas – sejam elas clientes, funcionários, apoiadores, alunos, etc. – ela usa algum tipo de formulário para coletar estas informações.

A principal ideia por trás da JotForm é facilitar o processo o máximo possível: desde a criação dos formulários, até o gerenciamento dos dados coletados.

… E não estamos falando apenas de pesquisas – a gama de usos possíveis para a JotForm também inclui os seguintes cenários bastante populares:

  • Aplicar ou se registrar em eventos, empregos, bolsas, associações – até empréstimos e alugueis. A simplicidade 🎯 é o foco aqui, já que, tipicamente, há muita informação a ser coletada de uma única pessoa nestes casos.
  • Dar feedback ou fazer avaliações, o que também inclui realizar reclamações, deixar classificações ou votar em uma decisão. A clareza 🔮 é o mais importante aqui, assim como a capacidade de analisar os dados para tirar conclusões.
  • Entrar em contato com uma organização (ou figura pública) para fazer uma pergunta, oferecer colaboração ou simplesmente compartilhar uma ideia. Como este tipo de formulário costuma ser utilizado por estranhos novos visitantes, a privacidade e a proteção de dados se tornam preocupações adicionais.
  • Fazer uma reserva, o que pode significar qualquer coisa desde reservar uma mesa ou marcar uma consulta, até contratar serviços ou alugar um carro. Para um formulário destes, é muito mais fácil começar com modelos prontos📑, que incluem todos os campos e interações necessários.
  • Obter novos prospectos de negócios, tanto online quanto offline; este último também implica a capacidade de usar os formulários em diversos dispositivos 📱 como smartfones e tablets.
  • Encomendar um produto ou serviço online é um daqueles casos em que você não esperaria usar um criador de formulários online, mas a JotForm processa segurança 🔑 e integrações de pagamento suficientes para que você possa criar formulários de checkout surpreendentemente eficientes.

… E nós nem mencionamos os casos de nicho e requisitos especiais, como a coleta de dados de saúde de pacientes! (Por exemplo, sob regulamentação do HIPAA nos Estados Unidos.)

A JotForm promete resolver cada um destes desafios – mas ela realmente cumpre com a promessa? Vamos ver o que esta ferramenta tem de tão especial.

Recursos Únicos da JotForm

É claro, a JotForm não é a única maneira de se criar formulários online – então há alguma vantagem específica em seu uso?

Na verdade, há várias:

  • A lógica condicional possibilita “ensinar” seu formulário a reagir às anotações do usuário, automaticamente adicionando, removendo, escondendo, pulando ou alterando campos de acordo com respostas específicas.

Você também pode usar qualquer campo que o respondente completar como uma diretriz para o resto do formulário – por exemplo, para alterar os textos ou recalcular os valores de outros campos!

Isso abre possibilidades quase ilimitadas para tornar seus formulários ainda mais eficazes, por exemplo criando páginas de agradecimento altamente personalizadas:

JotForm: condições

E sim, as regras condicionais estão presentes (até certo ponto) na maioria dos criadores de formulários, até no Google Forms – mas nenhum chega sequer perto da JotForm em termos de flexibilidade.

  • Uma biblioteca de integrações e aplicativos é o que realmente torna a JotForm exponencialmente mais poderosa, conectando seus formulários com centenas de serviços de terceiros.

Isso permite que você adicione vários extras legais em seus formulários (como assinaturas ou verificações adicionais), exporte dados dos formulários para suas ferramentas preferidas de gerenciamento de projetos ou análise de dados, e até colete pagamentos de forma segura sem precisar usar soluções caras de comércio eletrônico!

Falando em segurança:

  • Os recursos de privacidade e proteção de dados garantem segurança tanto para os criadores quanto para os respondentes: a JotForm utiliza certificados SSL de 256 bits em todos os formulários e permite que você decida exatamente quem pode preencher o formulário e quem pode ver os resultados.

Você também pode escolher criptografia adicional para todas as respostas do formulário com uma chave RSA-2048 antes que elas sejam enviadas para você, o que funciona como um seguro duplo contra qualquer pessoa que tente interceptar os dados do seu usuário.

Para permitir a criptografia, você precisará ir nas configurações do seu formulário e clicar no botão marrom “mostrar mais opções”.

Além destes recursos de segurança, temos que mencionar algumas siglas que talvez sejam familiares para você. Aqui vão elas:

A JotForm está em total conformidade com o GDPR (as leis de proteção de dados da União Europeia) e com o PCI (para processamento de pagamentos) – e se você precisar coletar informações relacionadas à saúde de seus respondentes, você pode atualizar para entrar em conformidade com o HIPAA.

  • Opções avançadas de publicação te dão liberdade total quando o assunto é entregar seus formulários ao seu público. Aqui, novamente, a JotForm realmente eleva os padrões em comparação com ferramentas semelhantes:

Há diversas maneiras de se publicar um formulário criado na JotForm: como link direto, post de mídia social ou até um documento preenchível em PDF –

JotForm: publicar

Você também pode enviar o formulário diretamente por e-mail para seus respondentes ou incorporá-lo ao seu site – o código específico para cada plataforma web popular como WordPress ou Shopify é gerado para você automaticamente.

  • O criador de PDF é outro recurso exclusivo da JotForm que te permite converter facilmente as respostas do formulário para documentos de aparência profissional em PDF – ideal para gerar recibos, propostas, ingressos, certificados, etc.

O melhor de tudo aqui é que você não precisa começar do zero: há centenas de modelos em PDF prontos à sua disposição.

… O que nos leva ao próximo aspecto da JotForm:

  • A biblioteca de modelos contém milhares de formulários pré-prontos para praticamente qualquer situação, agrupados por tipo e indústria. Uma super economia de tempo!

Para entender melhor o papel dos modelos na JotForm, vamos ver de perto como o próprio criador de formulários funciona.

Modelos e Criador de Formulários

Começar a usar a JotForm é muito simples: você cria uma nova conta preenchendo seu nome, e-mail, nome de usuário e senha – ou ainda mais rapidamente através do cadastro por Facebook ou Google:

Crie uma Conta Grátis na JotForm ›

Isso leva uns 30 segundos e estamos prontos para começar! Vamos clicar no grande botão verde “criar formulário” e explorar nossas opções –

Existem três maneiras de criar um formulário: começar do zero, usar um modelo ou importar um formulário já existente (de um site, da sua conta da JotForm ou de um documento em PDF).

Em situações cotidianas, você provavelmente usará os modelos – eles economizam muito tempo! –, mas só como introdução, vamos começar do zero. 📖

O criador de formulários tem uma interface simples que esconde uma gama surpreendentemente rica de ferramentas e recursos poderosos:

JotForm: criador

Você pode adicionar novos campos e outros elementos ao clicar no botão cinza escuro arredondado à esquerda da tela [1], que abre todo um painel com diversas coisas que você pode usar em seu formulário.

Além dos elementos básicos e portais de pagamento, note a terceira aba, que contém uma quantidade enorme de blocos mais avançados, como geolocalização automática ou tirar uma foto do respondente.

Se você clicar em um campo existente, verá um botão circular de engrenagem [2] que abre o painel de propriedades do campo. Aqui, você pode mudar o texto, tamanho e posição do campo, assim como marcá-lo como obrigatório.

O terceiro painel importante é para o design geral do formulário – ele é aberto através do rolo de pintura azul [3] no canto superior direito da interface.

Pra ser sincero, esta parte do criador da JotForm foi a melhor surpresa para nós; a variedade de opções vai muito além de qualquer coisa que já vimos em outros criadores de formulários:

  • Você pode escolher cores e imagens de fundo para cada parte individual do formulário, ou clicar no botão inferior para ativar a interface de designer avançado com uma quantidade incrível de configurações granulares adicionais.
  • Você pode ajustar a fonte, o tamanho e a posição do formulário – e até adicionar seu próprio código CSS se estiver familiarizado com linguagens de desenvolvimento web.
  • OU você pode simplesmente escolher um modelo visual pronto para seu formulário! Há temas grátis e premium disponíveis na loja da JotForm.

… E enquanto ainda estamos no criador de formulários, você notou a marca da JotForm na parte inferior da tela? [4] Ela aparecerá em todos os formulários publicados feitos com a conta grátis.

Para remover a marca de seus formulários, você precisa de uma assinatura. Como isso funciona? E vale o seu dinheiro? Vamos dar uma olhada:

Preços da JotForm

O bom da JotForm é que ela é um serviço do tipo freemium – em outras palavras, ela tem tanto uma versão grátis quanto uma versão paga.

Isso significa que você pode começar a criar e usar seus formulários sem qualquer compromisso financeiro, e depois atualizar se a JotForm se mostrar útil para seu projeto.

O que nós gostamos particularmente na JotForm é que não há absolutamente nenhuma diferença nos recursos entre o plano grátis e os pagos: você só precisa pagar por limites adicionais de uso e para remover a marca em baixo dos formulários.

Tendo isto em mente, a lógica por trás dos planos de assinatura da JotForm é bastante direta:

Plano da JotForm Básico Bronze Prata Ouro
Custo mensal $0 $24 $29 $79
Limite de formulários 5 25 100
Respostas por mês 100 1.000 10.000 100.000
Espaço disponível 100 MB 10 GB 100 GB 1 TB
Marca da JotForm sim não não não

Como você pode ver em nossa tabela de resumo acima, a JotForm escalona juntamente com suas necessidades, embora não coloque nenhuma limitação na funcionalidade.

Outra coisa que vale a pena mencionar é um desconto de 50% para instituições de ensino e organizações sem fins lucrativos registradas, o que é algo que você não vai encontrar em nenhum outro fornecedor de formulários online 🎓

Finalmente, a JotForm oferece uma garantia de devolução do seu dinheiro em 30 dias para qualquer plano pago, o que significa que você pode pedir um reembolso total ao longo do primeiro mês; é só contactar a equipe de suporte através do formulário de contato ou por e-mail (eles respondem 24h por dia).

Ótimo! A essa altura, já temos todas as informações que precisamos para responder nossa principal pergunta:

Você Deve Usar a JotForm?

Sem dúvida, a JotForm é, de longe, o serviço de criação de formulários mais avançado que já experimentamos (e nós aqui da Academia de Webmasters Satori experimentamos todos).

Nossos leitores de longa data sabem que gostamos especialmente de produtos que conseguem se manter simples e intuitivos enquanto apresentam recursos poderosos que são bons o suficiente para satisfazer até os usuários mais experientes

– a JotForm é um destes produtos. Seu criador online é fácil de usar para os iniciantes, mas gradualmente revela uma enorme variedade de opções e capacidades na medida em que você o conhece melhor.

Todos os recursos estão disponíveis na versão grátis do serviço, o que significa que você não precisa pagar por nada até realmente ter certeza de que a JotForm é o kit de ferramentas certo para suas necessidades:

Comece a Usar a JotForm de Graça ›

Inicialmente, nós esperávamos que a JotForm fosse uma ferramenta complicada para os casos mais exigentes – agora, nós a usamos direto, até para os formulários mais simples apenas com texto (tchauzinho, Google Forms!).

Seja você um empreendedor solo ou parte de uma grande equipe, a JotForm vai fazer você esquecer que criar formulários online costumava ser difícil e entediante.

***

Esperamos que esta avaliação tenha sido útil e tenha respondido a mais perguntas do que criado dúvidas! Compartilhe suas ideias e opiniões na seção de comentários abaixo – vamos ajudar uns aos outros a fazer escolhas melhores 💬

Não encontrou o que estava procurando? Pergunte para nós!
🤓
Preciso de mais informações sobre o JotForm
🤨
Ainda tenho uma pergunta sobre o JotForm
🤔
Não consigo decidir se o JotForm é ideal para mim
🙄
Outra coisa...

Comente!