A Windscribe é uma das poucas Redes Privadas Virtuais (ou VPNs, do inglês Virtual Private Network) que tem uma versão grátis – não um teste grátis com tempo limitado, não uma garantia de devolução do seu dinheiro –
… sim, “grátis”, tipo “custa zero dinheiros”, para sempre!
Então, por que você está sequer lendo isso aqui em vez de simplesmente ir desfrutar da Windscribe? Bem, você pode ter mais de um motivo:
- Posso confiar na versão grátis da Windscribe?
- Os limites de dados são o suficiente para o dia a dia?
- Faz sentido pegar uma assinatura paga?
Perguntas difíceis! Neste guia detalhado, descobriremos a resposta para cada uma, depois de avaliar todas as informações factuais disponíveis, assim como nossa experiência pessoal com a Windscribe.
Antes de nos aprofundarmos, aqui vai um veredito rápido para aqueles que preferem ler o resumo antes; use os links pontilhados para ir diretamente aos capítulos mencionados:
Veredito Rápido
A Windscribe oferece um dos melhores planos grátis de VPN no mercado, com até 10GB/mês de banda larga, dispositivos ilimitados, velocidade decente e diversos servidores disponíveis.
Mas quando o assunto é serviço grátis, sempre tem uma pegadinha…
Considerando as tendências de consumo de dados de internet hoje em dia, a Windscribe não é exatamente uma VPN grátis – está mais para uma VPN paga comum, com um generoso teste grátis.
E quando você considera os aspectos realmente importantes como recursos, privacidade e suporte, é uma VPN bastante medíocre . Além disso,
Assim que você (inevitavelmente) atingir o limite de dados e considerar o Windscribe Pro, você vai descobrir que ele está longe de ser barato quando comparado com a maioria das outras grandes VPNs.
Então, se você está planejando usar uma VPN regularmente e quer receber valor real pelo seu dinheiro, dê uma olhada em nosso guia baseado em evidências sobre como escolher a melhor Rede Privada Virtual:
As 3 VPNs com Melhor Custo-Benefício ›
Certo. E como chegamos a estas conclusões?, você pode estar se perguntando. Vamos começar olhando o que faz a Windscribe se destacar na multidão de VPNs:
Principais Recursos
Ao falar sobre a Windscribe, não podemos pular a versão grátis, é claro. Na verdade, este é facilmente o recurso mais diferenciado dessa VPN:
- Você pode começar a usar a Windscribe sem precisar criar uma conta nem colocar seus dados de pagamento: 2 gigabytes de tráfego por mês são totalmente grátis.
A maneira mais simples de experimentar a Windscribe é instalando uma de suas extensões para navegador – alguns poucos cliques e você já está atrás de uma VPN ativa!
Esse é provavelmente o processo de boas-vindas mais fácil que já usamos para qualquer VPN. 🚀
- O limite de dados grátis pode ser aumentado para 10GB/mês se você criar uma conta e verificar seu e-mail – o que é consideravelmente mais alto que a maioria das outras VPNs grátis.
(à exceção do plano grátis ilimitado da ProtonVPN, provavelmente).
Essa é uma ótima maneira de testar a Windscribe sem se preocupar com limitações de tempo, mas a cota de dados mensais acaba bastante rápido com o uso normal de internet.
… falando em navegação.
- De acordo com sua política de privacidade, a Windscribe não mantém nenhum log da sua atividade de navegação – nem seu IP, nem os sites visitados.
Podemos confiar nessa declaração? Para uma discussão mais aprofundada sobre as opções de segurança e privacidade da Windscribe, dê uma olhada nessa parte da nossa avaliação.
Por fim, tem esse cara aqui:
- O ROBERT é uma ferramenta customizável que ajuda você a bloquear sites indesejados, remover anúncios, prevenir infecções – em resumo, navegar pela internet de maneira mais rápida e segura.
Ele é bastante simples de usar: há diversos blocklists pré-feitos, cada um com um tipo de conteúdo online potencialmente nocivo, que você pode ligar e desligar facilmente –
Ele também te dá a opção de criar regras de acesso customizadas para bloquear/desbloquear sites ou endereços IP específicos.
Observe que o ROBERT não funciona em extensões para navegador, então é necessário baixar um pacote para Windows ou Mac para usá-lo em seu computador.
E como já estamos no tópico de privacidade e segurança, vamos ver mais detalhes:
Privacidade e Segurança
A primeira coisa que você precisa verificar em uma VPN é se ela mantém algum registro da sua atividade online. Afinal, esse é o objetivo! Como já mencionamos antes,
A Windscribe não mantém registros da sua atividade online, incluindo os sites que você visita e os serviços que você usa.
Isso significa que, mesmo que as autoridades requisitem informações dos usuários (e elas pedem, regularmente), não há muito que a Windscribe possa fornecer – ela simplesmente não têm nada:
No entanto, tem uma coisa na Windscribe que torna essa VPN um pouco menos atraente para os usuários preocupados com sua privacidade –
Ela está baseada no Canadá.
… espera, por que estamos dizendo isso como se fosse uma coisa ruim?
É verdade, o Canadá não é exatamente um estado totalitário obcecado em registrar tudo que todo mundo faz – mas também está longe de ser a jurisdição mais amigável do mundo no que diz respeito à privacidade.
Acrescentando a isso, o Canadá é um membro ativo da chamada “Fourteen Eyes Alliance” (em português, a “Aliança dos Quatorze Olhos” 👁️🗨️ Nome meio sinistro, né?).
Essa aliança também inclui Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Alemanha, França e a maioria dos demais países da Europa ocidental. Seu propósito é compartilhar informações de vigilância entre seus membros, e isso inclui dados online.
… e sim, há 14 membros, então será que cada um deles é como um ciclope de um olho só? Mas estamos fugindo do assunto!
Embora não haja nada propriamente ruim em se usar uma VPN baseada no país do xarope de bordo, definitivamente há
jurisdições muito mais adequadas por aí.
Atendimento ao Cliente
Nós tínhamos expectativas muito baixas com relação ao atendimento ao cliente da Windscribe – afinal, a maioria das VPNs gratuitas usa esse serviço como uma ferramenta adicional para empurrar seus clientes na direção de uma assinatura paga.
Neste caso, não ficamos decepcionados (o que quase conta como uma surpresa positiva):
- Se você é adepto da autoajuda, há uma biblioteca abrangente de guias de instalação para todos os dispositivos concebíveis, assim como uma base de conhecimentos;
- A opção semi-inteligente é conversar com o Garry, o assistente de IA que pode guiar você até uma resposta provável à sua pergunta (não é muito rápido, mas pode ser divertido);
- Quanto a conversar com uma pessoa, você pode fazer uma pergunta no Reddit ou enviar um tíquete no site da Windscribe aqui.
Nós testamos esse último método e obtivemos uma resposta por e-mail em 8 horas – nada mau, considerando que estamos num plano grátis. 👍
No entanto, considerando que a maioria das grandes VPNs oferece uma opção de chat ao vivo que te permite resolver seu problema em tempo real, o suporte da Windscribe não pode ser caracterizado como nada mais que “ok”.
A situação muda quando você está no plano Pro?
Preços da Windscribe
A Windscribe oferece 5 opções de uso diferentes, o que faz dela uma das VPNs mais flexíveis no mercado. Vamos dar uma olhada em qual delas faz mais sentido (se alguma):
- Nós já mencionamos o fato de que você pode usar 2 gigabytes por mês na Windscribe sem sequer criar uma conta;
- A seguir, há o plano Grátis: se você adicionar seu e-mail e criar uma conta, seu limite será aumentado para 10GB/mês;
- O plano premium Pro (que, é claro, é o que paga por todos os usuários grátis) vem com um ciclo de cobrança mensal ou anual – não há diferença em termos de recursos, só no preço;
- Por fim, você pode criar seu próprio plano escolhendo uma ou mais localidades de servidor (cada uma adiciona 10GB/mês ao seu limite mensal), com a opção de adicionar dados ilimitados por mais $1/mês.
As únicas diferenças significativas entre os planos grátis e os pagos da Windscribe são os limites mensais de dados 🚧 e o número de localidades disponíveis. 🌎
Além disso, o ROBERT está disponível para usuários grátis também, mas eles só recebem duas blocklists e três regras de acesso. Não há limites para os usuários pagos.
Aqui vão as mesmas informações em um formato de tabela mais fácil de processar:
Recurso | Sem conta | Conta grátis | Pró mensal | Pró anual |
---|---|---|---|---|
Limite de dados | 2GB/mês | 10GB/mês | Ilimitado | Ilimitado |
Localidades | 10 | 10 | 63 | 63 |
ROBERT | Básico | Básico | Completo | Completo |
Preço mensal | $0,00 | $0,00 | $9,00 | $4,08 |
$4 por mês parece um negócio muito bom (50% a menos que o plano mensal!), mas na verdade não é tão barato assim.
Na verdade, se você der uma olhada nas outras grandes VPNs no mercado, você encontrará planos de 2 ou 3 anos que fazem a Windscribe parecer cara:
Além disso, a maioria das empresas no gráfico acima (p. ex. Surfshark ou NordVPN) oferece 10x mais servidores, com velocidades melhores e suporte ao vivo!
Conclusão?
Se você está decidido a levar sua privacidade e segurança à sério, parece que o Windscribe Pro não faz muito sentido – tem um monte de opções melhores por aí.
– “Bem, eu vou ficar no plano grátis pra sempre então, qual é o problema?”
Hmm, isso parece sim melhor do que gastar seu precioso dinheirinho… Mas vamos fazer alguns cálculos para colocar as coisas em perspectiva:
10GB/Mês São o Suficiente?
Bem, essa pergunta não é muito útil se estamos tentando chegar a uma conclusão objetiva. Tudo que podemos fazer é respondê-la com outra pergunta:
…suficiente para o quê, exatamente?
É verdade, cada um tem seus próprios hábitos de internet – então a única maneira significativa de abordar isso é olhando tendências e números médios:
- De longe, a taxa mais alta de consumo de dados é para streaming de vídeo como YouTube e Netflix: pelo menos 3GB/hora para uma imagem de qualidade decente.
- Depois, vêm coisas como streaming de música (~150Mb/hora) e torrents (qualquer coisa entre 500Mb e >10GB por filme).
- Finalmente, há todo o resto, incluindo jogos online, chamadas de vídeo, armazenamento de arquivos – assim como a navegação comum. É difícil chegar a um número único aqui, mas dependendo do tipo de atividade, isso pode consumir qualquer coisa entre 50Mb/hora a 500Mb/hora.
De acordo com o Decision Data, uma residência americana média consome ~350GB/mês de banda larga – e esse número continua aumentando a cada ano.
Isso vai variar de acordo com o país, mas mesmo se considerarmos metade desse número, com a Windscribe nós esgotamos nossos dados bem rapidamente:
Lembra o que dissemos antes, sobre a Windscribe ser uma VPN paga com um teste grátis generoso? É por isso.
Hora de resumir o que aprendemos:
Você Deve Usar a Windscribe?
A melhor coisa na Windscribe é seu plano grátis eterno – então, se você só precisa de uma VPN algumas vezes por mês (p. ex. para assistir a alguns vídeos ou baixar 2-3 torrents), vá em frente!
Fora isso, ela dificilmente vale o preço – você conseguirá uma VPN melhor por um preço muito menor sem problemas.
Então, se você realmente pretende usar uma VPN para proteger toda a sua rede em casa mais dispositivos móveis, é melhor procurar em outro lugar:
E é claro, se você tem mais perguntas sobre a Windscribe ou gostaria de compartilhar sua experiência com essa VPN, participe da discussão abaixo!