Este é um título intrigante, não é mesmo? Bem, não fizemos isso só para chamar sua atenção: há de fato algumas coisas importantes a respeito do 000Webhost (e de hospedagens grátis como um todo) que qualquer webmaster precisa saber.
Nesta avaliação, vamos fazer um exame mais aprofundado do que simplesmente dizer: “o 000Webhost é grátis e qual preço é melhor que zero?!”, refraseando nossa pergunta da seguinte maneira:
Se o 000Webhost é grátis e a maioria das outras provedoras de hospedagem não é, qual é a pegadinha? Em outras palavras, do que você tem que abrir mão em comparação com serviços pagos de hospedagem?
Para descobrir a resposta, vamos examinar o que o 000Webhost oferece, assim como seu histórico e modelo de negócios.
🔍 Ao final desta avaliação detalhada, você vai descobrir se vale à pena usar o 000Webhost para seu novo site – e em quais situações.
Planos Pagos do 000Webhost
A Falha de Segurança de 2015
000Webhost: Nossas Impressões
Prós e Contras do 000Webhost
Vale à Pena Usar o 000Webhost?
… Aliás, assim como acontece com muitos outros nomes de marca, a Internet tem sido bastante criativa com todos os tipos de erros no nome do 000Webhost. Então, se você chegou aqui como resultado de uma busca por 00Webhost
(dois zeros em vez de três) ou ooowebhost
(letras O em vez de zeros), fique tranquilo porque você está no lugar certo!
Para aqueles que estão buscando apenas um resumo deste artigo: o 000Webhost pode funcionar como um campo de testes conveniente para projetos pessoais e de pequena escala na web, mas suas limitações e problemas de segurança fazem dele uma opção quase impensável para hospedar qualquer site sério. Para isso, recomendamos utilizar provedoras de hospedagem com um bom custo-benefício, como o Hostinger:
A alternativa mais séria ao 000Webhost ›
Antes de explorarmos o sujeito da nossa avaliação, vamos antes tentar entender como a hospedagem de sites funciona – e ver se qualquer hospedagem pode de fato ser totalmente grátis.
Como a Hospedagem (Grátis) Funciona?
Sempre que você visita um site na internet ou usa um aplicativo em seu dispositivo móvel, você está na verdade enviando um pedido (por exemplo, seus cliques) e obtendo alguma resposta (por exemplo, uma nova página sendo carregada).
E você espera que o site ou aplicativo te responda independentemente da hora do dia ou estação do ano – em outras palavras, todos nos acostumamos com o fato de que a Web simplesmente funciona o tempo todo.
Isso significa que, para estar acessível 24h por dia, 365 dias por ano, um site (que é basicamente uma coleção de arquivos) precisa rodar em um computador que está constantemente ligado e tem uma conexão ininterrupta com a internet.
Esta é uma tarefa difícil para um laptop comum, então, em vez disso, os sites utilizam poderosos computadores especializados chamados servidores.
Servidores não são baratos – os preços podem variar entre $500 e $5000, ou até mais. Além disso, como trabalham sem parar, os servidores consomem uma quantidade decente de eletricidade, sem contar o fato de que requerem manutenções regulares de especialistas qualificados:
Você vê onde queremos chegar?
Se um servidor custa dinheiro e sua operação custa dinheiro e sua manutenção custa dinheiro, qualquer um que se ofereça para hospedar seu site de graça ou é uma caridade com bolsos muito grandes ou tem outras fontes de renda para cobrir as despesas.
Há duas maneiras populares de se fazer isso:
- Colocando anúncios nos sites hospedados: estes anúncios podem ser promoções da própria empresa que faz a hospedagem ou banners de terceiros que recuperam os custos de rodar os servidores;
- Oferecendo serviços extras e atualizações pagas, enquanto se restringe severamente a gama de recursos disponíveis para os usuários grátis.
Se pensarmos a respeito, a empresa de hospedagem na verdade está interessada em aplicar o máximo de limitações possíveis em ambos os cenários 🚧: no primeiro caso, isso reduz as despesas de operação; no segundo, funciona como uma motivação para mais pessoas atualizarem.
De quais limitações estamos falando?
- Para começar, há o teto mensal de largura de banda, o que significa que há uma quantidade máxima de tráfego de dados que seu site pode usar. Isso rapidamente restringe o crescimento do seu público, assim como o tipo de conteúdo que você pode usar – por exemplo, você pode esquecer os vídeos e imagens de alta qualidade.
- Depois, tem a baixa disponibilidade, o que significa que a provedora de hospedagem não garante que seus servidores funcionarão 24h por dia, e sim algo mais próximo de 23h por dia. Em outras palavras, seu site ficará fora do ar por até 5% do tempo. No caso do 000Webhost, você pode verificar isso rolando até o final da página de status e olhando os números para os “últimos 30 dias” (“last 30 days”).
- Seu site não será rápido; de acordo com as nossas medidas, ele na verdade será bastante lento em comparação com a média, às vezes, frustrantemente lento. Isso faz sentido porque não há incentivo para a provedora de hospedagem alocar grande parte dos recursos de um servidor (memória e poder de computação) para contas grátis.
- Por fim, a hospedagem grátis não permite a utilização de um endereço customizado para seu site (como
website.com
) – apenas um sub-endereço de um nome de domínio específico fixado pela sua provedora (por exemplo,website.000webhostapp.com
).
Isso é exatamente o que o 000Webhost faz – seu modelo de negócios depende de tudo isso que mencionamos acima.
Então, se você está planejando começar um site de graça com o 000Webhost, faz sentido prestar atenção nestas limitações.
E quanto às atualizações pagas que mencionamos antes?
É aqui que as coisas ficam interessantes, porque são elas que permitem que o 000Webhost pague por todos aqueles servidores caros. Vamos ver se vale à pena considerar os planos pagos.
Planos Grátis e Pagos do 000Webhost
No site oficial, você pode ver que na verdade há quatro planos de hospedagem no 000Webhost, sendo que apenas um deles é totalmente grátis. Os outros três oferecem mais recursos e removem algumas das restrições da versão grátis:
Como você pode ver na coluna da esquerda, além das limitações que apontamos antes, há diversas outras ressalvas significativas no plano Grátis:
- Você não recebe nenhum suporte dedicado, exceto por um fórum público onde usuários confusos de contas grátis publicam perguntas e outros usuários confusos tentam respondê-las.
- Não há contas de e-mail, então pode esquecer a ideia de se comunicar com os visitantes do seu site ou com seus potenciais parceiros de negócios usando um endereço de e-mail profissional. O Gmail dá conta, certo?
- Você não tem acesso ao Auto-Instalador, que te permite configurar um sistema de administração de sites em poucos cliques. O único software que você pode instalar automaticamente no plano grátis é o WordPress, mas isso costuma ser o suficiente para a maioria dos iniciantes.
Há também a ausência de backups automáticos e o fato de que seu espaço em disco é limitado a 1 gigabyte, mas estes problemas não são tão graves quando os que listamos acima mais os outros quatro (largura de banda, velocidade, disponibilidade e domínios) que discutimos na seção anterior.
Os planos de hospedagem pagos removem algumas destas limitações, ao mesmo tempo em que introduzem uma garantia de devolução do seu dinheiro em até 30 dias. O plano Single oferece mais recursos de servidor, uma conta de e-mail pessoal, suporte ao vivo, assim como uma garantia de 99,9% de uptime, para prevenir que situações como esta afetem seu site:
No plano Premium, ainda mais recursos são alocados para sua conta, fazendo com que seu site carregue mais rapidamente. E mais: você pode registrar seu próprio nome de domínio customizado de graça – então, em vez de website.000webhostapp.com
, seus visitantes poderão digitar website.com
na barra de endereços do navegador e visitar seu site.
Há mais uma coisa importante que precisamos mencionar a respeito dos planos pagos do 000Webhost: eles são na verdade fornecidos por outra entidade. O Hostinger, uma provedora de hospedagem profissional que pertence ao mesmo grupo comercial, é onde você terá uma conta uma vez que atualizar para um plano pago com o 000Webhost. E porque é importante saber isso? Por causa da
Falha de Segurança de 2015
Os dados pessoais de quase 13,5 milhões de clientes do 000Webhost foram expostos em março de 2015, quando hackers ganharam acesso à base de dados da provedora de hospedagem através de uma vulnerabilidade no código. Nomes, detalhes das contas, endereços IP e senhas foram comprometidos, se tornando disponíveis em fóruns no mercado negro.
Tem um recurso online super útil chamado “Have I Been Pwned?” (algo como “Eu fui sacaneado?” em português) que coleta dados sobre falhas de segurança através da web. Você pode colocar seu próprio e-mail na barra de pesquisa e ver se algum serviço online que você está usando com este e-mail já foi comprometido.
Ironicamente, o “Have I Been Pwned?” me mostrou que meu endereço de e-mail pessoal primário foi de fato exposto na falha do 000Webhost, juntamente com milhões de outros donos de sites.
Depois do evento, pesquisas e análises dos especialistas em segurança revelaram múltiplas instâncias de práticas potencialmente inseguras do 000Webhost, incluindo:
- Uso de uma conexão não criptografada para a página de login do cliente, o que significa que qualquer um com habilidades suficientes poderia interceptar dados vitais do usuário.
- Execução dos fóruns de suporte em uma versão antiga do software vBulletin (3.8.2), que, em 2015, estava com um atraso de seis anos! Na época, a versão estável era a 5.1.9.
- Não usar validação por e-mail, o que significa que qualquer um poderia registrar uma conta com qualquer e-mail, mesmo não pertencendo a essa pessoa.
É claro, o 000Webhost se desculpou e tomou as medidas necessárias. Aliás, ele consertou todos os problemas acima com bastante rapidez, então podemos argumentar que o 000Webhost é na verdade muito mais seguro agora do que a alguns anos atrás, especificamente por causa dessa falha.
No entanto, é importante lembrar que ainda não há muita motivação para que uma provedora de hospedagem grátis tenha o máximo de segurança possível – afinal, se você está ganhando alguma coisa de graça, você não pode reclamar se ela não funciona ou se algo dá errado. Colocando de forma bem direta: ninguém te deve nada se você não pagou nada. :)
Isso implica automaticamente que provedoras de hospedagem paga são mais seguras?
No geral, sim. Pela mesma lógica, se você aceita o dinheiro de alguém em troca de um serviço, você precisa garantir qualidade o suficiente – do contrário, seus clientes existentes irão embora e sua reputação não te permitirá conseguir clientes novos. 🤷
Então, não existe nenhuma “lei na natureza” que previna as provedoras de hospedagem grátis de oferecer serviços seguros e de alta qualidade, mas também não há nenhum raciocínio econômico razoável que as motive fortemente a fazer isso. Nessa situação incerta, a única maneira garantida de descobrir se uma hospedagem grátis é boa é testando por conta própria.
O que nós fizemos aqui na Academia de Webmasters Satori.
Bem extensivamente, inclusive.
Na próxima seção deste guia, vamos te contar tudo sobre nossas impressões pessoais do 000Webhost; isso fornecerá uma base para o veredito final: se você deve ou não escolher o 000Webhost para seu projeto online.
000Webhost: Nossas Impressões
Para entender o quadro inteiro do que o 000Webhost tem a oferecer a seus clientes, nós registramos uma conta com o nome de usuário “satoristudio”, o que significa que o endereço que o sistema alocou para nosso site de teste é satoristudio.000webhostapp.com
– infelizmente, o site em si não está mais disponível, o 000Webhost o desativou ano passado por motivos desconhecidos.
A primeira coisa que precisa ser dita a respeito do 000Webhost é que ele é muito fácil de usar. Todo o processo de criar uma conta e instalar o WordPress levou apenas alguns cliques e, no máximo, dois minutos. Também nos pareceu muito mais suave do que um procedimento semelhante, digamos, no GoDaddy.
Você vai sim ver muitos banners e mensagens te incitando a atualizar para um plano de hospedagem mais poderoso, mas por enquanto nada sugere que você precise fazer isso (exceto o fato que o endereço web do seu site é bem feio).
A velocidade de um site do 000Webhost está longe de ser incrível: para uma instalação nova com WordPress e nosso levíssimo tema Bento, o teste de velocidade mostrou um tempo de carregamento de mais de seis segundos – duas vezes mais que
o valor recomendado pelo Google. Mas ei, não se esqueça que seu site saiu de graça!
Outro lembrete disso é um anúncio do 000Webhost na parte inferior do seu site. Ele não só se sobrepõe a uma parte do seu rodapé, mas às vezes também não consegue carregar a imagem do banner, mostrando um link suspeito acompanhado de um placeholder do tipo “não foi possível carregar a imagem”.
O momento que você realmente começa a perceber que está usando uma hospedagem grátis é nas restrições de tráfego. Cada conta tem um limite de 500 pedidos por minuto, o que não deve ser confundido com visitantes por minuto: um pedido é uma única interação (como acessar um arquivo) no processo de carregar uma página web, então uma única página tipicamente precisa de 30 a 100 pedidos.
Isso significa que, quando um visitante entra no seu site e olha três páginas, cerca de 150 pedidos serão feitos – então o limite que mencionamos acima equivale a apenas 5-10 visitas a páginas por minuto.
Nós conseguimos sobrecarregar a restrição de pedidos por minuto com bastante facilidade apenas abrindo o site em diversos dispositivos ao mesmo tempo. Uma vez que você se aproxima e ultrapassa a “zona de perigo”, o site passa a carregar cada vez mais devagar, até o ponto em que o uso fica insustentável.
Enquanto estamos no tópico de limitações, há mais um parâmetro que deve ser notado aqui: o número máximo permitido de inodes. Isso corresponde mais ou menos ao número de arquivos e diretórios em um disco.
No 000Webhost, cada novo plugin do WordPress que você instala e cada nova imagem que você carrega contará para seu limite de inodes.
Pode parecer que estamos exagerando, mas vale à pena considerar o fato de que até o WordPress básico (ou seja, uma instalação nova, sem nenhum plugin) ocupa cerca de 20% dos seus inodes alocados no 000Webhost.
Você vai precisar instalar mais de um plugin do WP para exaurir o limite de 20.000
inodes, mas isso é bem fazível; só para comparar, considere que até os planos de hospedagem mais baratos em provedoras pagas permitem até 250.000
inodes.
Finalmente, há a questão do seu site ser desligado de tempos em tempos: o 000Webhost é bem transparente quanto ao fato de que seus serviços não apresentam os números típicos de uptime que você esperaria de uma provedora de hospedagem (99,9% ou mais).
De acordo com a página de status de serviço do 000Webhost, a estatística média para 30 dias fica em torno de 99%:
Embora uma diferença de 0,9% possa não parecer muito, ao longo de um mês isso significa um aumento de 40 minutos para 7 horas em tempo fora do ar!
Isso não importa muito se você está só trabalhando no seu site (parte destas quedas vão acontecer à noite, de qualquer maneira), mas seus visitantes não vão gostar do (ou confiar em) seu site caso haja um monte de desligamentos repentinos.
E se seu site tiver um erro, o 000Webhost não disponibiliza atendimento dedicado ao cliente – o que é compreensível, pois uma equipe de suporte precisa de salários, algo que um produto grátis realmente não consegue cobrir.
Ainda assim, há um fórum onde os usuários podem fazer perguntas e obter ajuda, geralmente de outros usuários do 000Webhost. Os tempos de resposta podem variar, mas em média não espere que seu problema seja resolvido em menos de uma semana. ⏳
A boa é notícia é que todos os posts anteriores do fórum estão disponíveis livremente para o público, então se você precisa de uma solução mais rápida e suspeita que seu problema possa ser comum, dê uma olhada nas outras discussões.
Prós e Contras do 000Webhost
Agora que examinamos o 000Webhost de todos os ângulos, vamos resumir seus pontos fortes e fracos para chegar à avaliação final:
- É grátis para todos; você pode até criar mais de uma conta se tiver diversos endereços de e-mail (só não se surpreenda se, alguns meses depois, você começar a receber mais spam nas suas caixas de entrada).
- O processo de cadastramento é muito fácil e rápido, você pode criar seu primeiro site com WordPress em apenas alguns minutos graças ao instalador automático embutido.
- Há um painel de controle de hospedagem bastante decente, e mesmo que ele esteja longe de ser profissional, a maioria das coisas que você precisa estão lá – incluindo administradores de bases de dados e arquivos, assim como outras configurações como redirecionamentos, caixas de e-mail e recursos básicos de segurança.
- A velocidade de carregamento da página não é nada de se orgulhar, mas na verdade é bastante razoável, especialmente para uma hospedagem que não custa dinheiro. Contanto que você não tenha mais de 50-100 visitantes por dia, você não precisa se preocupar com sobrecarregar sua capacidade de tráfego.
- Ah, e já mencionamos que é grátis?!
- Sua única opção com relação ao endereço do seu site é um subdomínio do tipo
https://site.000webhostapp.com
– muito pouco confiável e difícil de memorizar para seus visitantes. É claro, você pode comprar um domínio em outro lugar e conectá-lo à sua conta do 000Webhost, mas isso te daria o “pior de dois mundos”: nem um site totalmente grátis, nem um domínio grátis. Veja a próxima seção para saber qual é a solução mais sensível. ;) - Haverá anúncios do 000Webhost na parte inferior do seu site, que ocasionalmente apresentarão erros e mostrarão um ícone de “imagem quebrada”.
- O teto de 500 pedidos por minuto limita efetivamente o público simultâneo do seu site a apenas 2-3 pessoas. Quando excedido, a velocidade de carregamento da página se deteriorará e o site pode até se tornar inacessível por um tempo.
- De acordo com os números médios de uptime, espera-se que seu site fique fora do ar por diversas horas por semana; com sorte, algumas delas serão durante a noite.
- É muito fácil exaurir a quantidade máxima permitida de arquivos no seu armazenamento, mesmo só com um site WordPress e alguns plugins populares, como o Jetpack.
- A única opção de suporte é um fórum onde você pode postar sua pergunta e esperar que outros usuários do 000Webhost te ajudem. Não há atendimento por e-mail, telefone ou chat ao vivo no plano grátis.
Nosso Veredito: Vale à Pena Usar o 000Webhost?
Você provavelmente percebeu que o número de prós e contras na seção anterior é mais ou menos o mesmo. O que significa que não há uma resposta direta para nossa pergunta, é isso que estamos tentando te dizer?
Bem, não. Na verdade, nós achamos que tem claramente um caso em que usar o 000Webhost pode ser uma boa ideia – e isso é quando você está apenas começando seu primeiro site. É difícil negar que pagar uma grande quantia de dinheiro de uma vez apenas para testar sua ideia não faz muito sentido.
Então, em vez de comprar uma hospedagem paga, você pode simplesmente começar com um plano grátis no 000Webhost, tomar seu tempo para construir seu site e mostrá-lo para seus visitantes para ver como ele se sai.
Entretanto, quando você tiver finalmente validado sua ideia e decidido levar seu projeto online a sério, atualize para um plano pago e arrume um nome de domínio único e profissional para você. Seus visitantes não te levarão a sério com um endereço do tipo
algumacoisa.000webhostapp.com
e anúncios aparecendo no rodapé do seu site.
A boa notícia é que uma hospedagem web de alta qualidade não precisa necessariamente ser cara. Se você escolher a atualização mais básica no 000Webhost (que corresponde ao plano Single no Hostinger, seu parceiro de hospedagem paga), você terá todos os benefícios de uma provedora de hospedagem profissional sem nenhuma das desvantagens do plano grátis do 000Webhost.
Você pode até escolher pagar a cada três meses em vez de anualmente, o que tornará seus custos iniciais quase negligenciáveis.
Se você decidir atualizar ou está interessado em experimentar o Hostinger já de uma vez, não deixe de dar uma olhada em nosso guia sobre como ganhar um desconto adicional de 15% em seus (já baratos) pacotes de hospedagem:
Ganhe um Desconto de 15% no Hostinger
Você já experimentou o 000Webhost? Ou talvez você ainda esteja com dificuldades para decidir se deve escolhê-lo para sua ideia? Use a seção de comentários abaixo para conversar com outros usuários do 000Webhost e pedir conselhos – vamos discutir!
Muito esclarecedor :). Obrigada!
do nada eu nao consigo acessa meu painel